Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/05/2013 - 16h57min

Sopelsa diz que Embrapa ajudou Brasil a ser potência no agronegócio

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa (PMDB). Foto: Solon Soares

A sessão alusiva aos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que será realizada nesta quarta-feira (15), a partir de 19h, é oportunidade para reconhecimento da instituição que teve decisiva participação na mudança do perfil agrícola do país. A avaliação é do deputado Moacir Sopelsa (PMDB) que, juntamente com o colega Neodi Saretta (PT), é proponente da homenagem. Para ele, a instituição “deve ser reverenciada por sua importância para a gestão da segurança nacional, por ter contribuído para tornar o Brasil uma potência no agronegócio”.

Sopelsa pretende valorizar os quase 10 mil funcionários da Embrapa, mais de 2,4 mil pesquisadores, dos quais 80% têm titulação de doutorado e, em sua visão, representam o “capital humano” da empresa. Para a sessão estará presente uma delegação do Centro Nacional de Pesquisa de Suínos e Aves, de Concórdia, além de representantes das unidades do Paraná, que se dedicam à pesquisa de soja e de florestas, e do Rio Grande do Sul, que atuam nas áreas de trigo, uva e vinho, bovinos, ovinos e frutas de clima temperado. A direção da Embrapa estará representada por seu diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento, Ladislau Martin Neto.

A Embrapa foi criada em abril de 1973 e se consolidou como uma grande motivadora da revolução agrícola, especialmente por sua capacidade de desenvolvimento de pesquisas adequadas ao clima e meio ambiente brasileiro, com a devida atenção às características de cada região do país. O trabalho conjunto com instituições estaduais de pesquisa e extensão, de universidades e do setor produtivo, que apostou nas tecnologias geradas pela pesquisa, mudou o cenário brasileiro, com incremento de produção e produtividade, com o impulso para a competitividade, com sustentabilidade.

Como exemplo do avanço, basta recordar que em 1972 a safra foi de 30 milhões de toneladas numa área de 28 milhões de hectares, e hoje a área plantada com grãos no Brasil está em torno de 50 milhões de hectares e a produção ultrapassou 166 milhões de toneladas.

O Brasil é atualmente o 3º maior exportador mundial de produtos agropecuários. É maior exportador de café, açúcar, suco de laranja, etanol de cana-de-açúcar, frango e soja; segundo maior exportador de carne bovina e terceiro maior exportador em algodão.

Sopelsa destaca que em Santa Catarina a Embrapa Suínos e Aves, localizada em Linha Tamanduá, no município de Concórdia, desenvolveu pesquisas como a que resultou no suíno tipo light, com mais carne e menos gordura.

Pesquisas sobre técnicas de criação de frangos, estudos sobre controles de doenças, equipamentos agrícolas, inclusive biodigestores, além da constante participação dos técnicos da Embrapa para a realização de Dias de Campo com agricultores são outros marcos da unidade catarinense. “Posso, com convicção, como produtor e filho de produtores rurais, afirmar a importância da Embrapa para Santa Catarina. Tenho orgulho de sempre ter sido um parceiro do nosso Centro de Suínos e Aves. Como prefeito de Concórdia, como deputado estadual e como Secretário da Agricultura por quatro anos, sempre reconheci a importância da nossa Embrapa”.

Voltar