Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/12/2018 - 17h57min

Sopelsa comemora aprovação da nova Lei Estadual da Piscicultura

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa

Deputado Moacir Sopelsa (MDB), na condição de secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, teve participação fundamental na elaboração da nova legislação que foi encaminhada para a Alesc em abril deste ano.

O texto aprovado pelos deputados representa uma atualização da Lei nº 15.736/2012, que disciplina a piscicultura de águas continentais no estado, e busca adequá-la ao Código Florestal Brasileiro e ao Código Estadual do Meio Ambiente.

A Lei Estadual da Piscicultura traz mais segurança jurídica para os produtores, além da possibilidade de acessar o crédito rural, os programas de fomento dos governos federal e estadual e, até mesmo, as medidas de recuperação ambiental.

Segundo o deputado Sopelsa, com a nova legislação a maioria, cerca de 90% dos piscicultores de Santa Catarina, sairão da ilegalidade. “Os produtores terão mais segurança com a legalização das unidades produtivas, podendo inclusive acessar crédito para investimento”, enfatiza.

A nova Lei da Piscicultura foi elaborada no período em que Sopelsa comandou a secretaria da Agricultura e da  Pesca, num trabalho em conjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Epagri e Polícia Militar Ambiental.

Piscicultura catarinense em números
Em Santa Catarina há cerca de 31.840 piscicultores, sendo 28.750 amadores (produção de subsistência e lazer) e 3.090 comerciais (produção visando a comercialização). O estado é o quanto maior produtor de peixes de água doce do país, com uma produção de 42,7 mil toneladas.

 

Douglas Leandro Fortes

Assessoria de Imprensa Deputado Moacir Sopelsa

Palácio Barriga-Verde

Rua: Jorge Luiz Fontes, 310 - Gab. 35

88.020 - 900  Florianópolis - SC

Fones: (48) 3321 - 2715 - (48) 99952 0614 (49) 99146 6159

Voltar