Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/07/2020 - 16h28min

Sopelsa celebra o Dia do Cooperativismo e destaca importância para SC

Imprimir Enviar
Deputado Moacir Sopelsa coordena frente parlamentar sobre cooperativismo na Alesc

O deputado Moacir Sopelsa (MDB), que coordena a Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembleia Legislativa, por ocasião do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no primeiro sábado do mês de julho (último dia 4), destaca a importância do cooperativismo para o desenvolvimento e a economia de Santa Catarina.

As cooperativas são símbolo de progresso e riqueza. Atuam junto aos produtores e contribuem na geração de emprego e distribuição de renda. “Em Santa Catarina, mais de 2 milhões de catarinenses são associados de alguma cooperativa: de crédito, infraestrutura, saúde, consumo, transporte, agropecuária, produção de bens e serviços. E isso traz um resultado social e econômico relevante que, de alguma forma, impacta na qualidade de vida das pessoas”, aponta Sopelsa.

Segundo dados da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), no conjunto, o sistema cooperativo de Santa Catarina mantém um quadro social de aproximadamente te 71.648 cooperados e um quadro funcional de mais de 39.883 empregados. O faturamento anual do ramo agropecuário totalizou R$ 20 bilhões.

“São números expressivos e demonstram que com a cooperação o crescimento é mais abrangente, pois envolve os associados, donos do negócio, que sentem os benefícios positivos diretos, inclusive através da distribuição de resultados das cooperativas e o fomento ao desenvolvimento das comunidades regionais e de todo o nosso Estado”, enfatiza Sopelsa.

O Dia Internacional do Cooperativismo é considerado como um momento ideal de sensibilização dos jovens sobre o caráter empreendedor e o papel social do cooperativismo. A origem da comemoração tem, também o objetivo de proporcionar a toda sociedade o conhecimento dos benefícios, dos valores e dos princípios da atividade cooperativista.

O objetivo desta celebração é aumentar a conscientização sobre as cooperativas, destacar as metas e objetivos complementares das Nações Unidas e do movimento internacional de cooperativas, destacar as contribuições do movimento para a resolução dos principais problemas abordados pelas Nações Unidas e fortalecer e estender parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.

O tema do Dia Internacional das Cooperativas 2020 é Cooperativas para Ação Climática.

Voltar