Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/06/2018 - 15h09min

Situação na Barragem de José Boiteux ameaça a população do Vale

Imprimir Enviar
Deputado relatou a situação de abandono das instalações da barragem e alertou os deputados sobre os riscos à população do Vale do Itajaí

Ocupando a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã desta quinta-feira, dia 21, o deputado estadual Jean Kuhlmann alertou para a situação atual da Barragem Norte de José Boiteux. Maior barragem de contenção de cheias do país, ela continua depredada e abandonada. Para ele, o fato do governo federal prometer e não cumprir a recuperação da estrutura e o cumprimento do acordo com a comunidade indígena causa revolta.

“O governo federal abandonou o Vale do Itajaí. Estivemos há um ano em Brasília com o então ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Imbassahy, que prometeu celeridade para resolver o impasse. Os técnicos chegaram a visitar barragem e conversar com a comunidade, mas, na prática, nada foi
feito. Peço apoio da comunidade do Vale, da imprensa. Nossos deputados federais e senadores precisam se mexer, é preciso resolver a situação, que é delicada", criticou.


O deputado voltou ao local na semana passada, e relatou aos deputados como encontrou a barragem um ano após as últimas cheias. "A casa de máquinas está totalmente destruída, em total abandono. Tudo depredado, nada funciona. Para operar as comportas, é preciso de um motor externo, acionado de forma hidráulica. É arcaico e precário", lamentou.

Jean destacou que a Defesa Civil do Estado avançou mais em suas obrigações, mas precisa vencer a burocracia e terminar as casas que foram prometidas à comunidade indígena – de 35, ainda faltariam sete. “Não dá para lembrar deste assunto somente quando tem enchente”, finalizou, acrescentando que vidas e o patrimônio de milhares de famílias do Médio Vale e da Foz do Vale do Itajaí podem se perder caso a barragem não possa ser efetivamente operada.

O problema que envolve os indígenas da Reserva Duque de Caxias é histórico, se arrasta há mais de 20 anos. Como protesto contra o descumprimento do acordo firmado com o governo federal e a Defesa Civil, a comunidade indígena ocupou a barragem.

--

Renê Müller
Assessoria Jean Kuhlmann
Contato: rene@deputadojean.com.br / (48) 9119-9592

Voltar