Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/04/2014 - 17h26min

Sessão solene exalta os 60 anos do Hospital e Maternidade Sagrada Família

Imprimir Enviar

Nesta quinta-feira (10) a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza uma sessão solene em homenagem aos 60 anos de fundação do Hospital e Maternidade Sagrada Família, em São Bento do Sul. A sessão, convocada pelo deputado Silvio Dreveck (PP), será no Clube Bandeirantes, às 19:30h.

O Hospital e Maternidade Sagrada Família vem direcionando esforços em oferecer atendimento, estrutura e serviços qualificados para a comunidade. Conta atualmente com mais de 240 colaboradores e 106 leitos, sendo 10 de UTI. É referência em serviços de Unidade de Terapia Intensiva – UTI para Rio Negrinho, Campo Alegre, Corupá e demais municípios que estão interligados e beneficiados pelos serviços do sistema SAMU.

Histórico do Hospital
No ano de 1923, São Bento do Sul recebe o médico Pedro Raymundo Cominese. Em 1929, para atualizar-se, adquirindo novos conhecimentos, Cominese fez demorada visita à Europa, estagiando em grandes Hospitais da Alemanha, França e Áustria. Retornando a São Bento, dedicou-se de corpo e alma à sua profissão, edificando um precioso trabalho à medicina, arte e ciência para a qual voltou então suas principais atenções.

Em 1941, um terreno situado no começo das ruas Henrique Schwarz e Marechal Deodoro foi vendido ao Dr. Cominese, sob a condição de construir aí um hospital para a comunidade. Entre os anos de 1941 e 1942 o médico construiu um prédio, instalando nele a Clínica que levou o seu nome. Esta clinica foi inaugurada em 1942 e funcionou até 1954.

Só esta clinica não satisfazia as necessidades atuais, surgindo assim a ideia de construir outro hospital, e em 29 de outubro de 1950 formou-se uma associação de caridade, sob o nome de Sagrada Família, composta de 79 associados, mas só em 20 de fevereiro de 1952 foram editados os estatutos desta Associação no “Diário Oficial” e lançados no registro de Sociedade Civis desta comarca em 23 de abril de 1952.

Aos oito de setembro de 1954, o Dr. Cominese vende a clínica aos associados, e em 16 de outubro de 1954 estes confiam a responsabilidade do pequeno Hospital para as Irmãs da Divina Providência, na época possuía 7 quartos, 16 leitos de internação e 01 médico. A dificuldade era muito grande, mas a comunidade estava unida em prol de um bem comum.

Com o passar do tempo as reformas, construções e aquisições de equipamentos foram crescendo.

Em 17 de outubro de 1954, chega ao Hospital o Dr. Hans Egon Kechele, que dá início a composição do corpo clinico.  Em março de 1976 começou a construção de uma ala de 3 andares, ampliando assim as enfermarias e a área de pronto socorro. Em 1977 com a conclusão da construção, foi necessário a vinda de mais médicos para o corpo clinico.

Em 1996 já estava no projeto a construção da Unidade de Terapia Intensiva, a qual foi concluída no ano de 2002, o espaço físico inaugurado aos 18 de março de 2002 e continuavam as seleções de profissionais qualificados, o cadastro junto à Secretaria de Saúde. Seu funcionamento com o atendimento a pacientes deu-se aos 07 de setembro de 2002.

Hoje o Hospital possui 106 leitos entre enfermaria pediátrica, adulta, clínica médica, cirúrgica, obstétrica e UTI. Conta com uma equipe multidisciplinar, somando 246 colaboradores no seu quadro.

O corpo clinico é composto por 55 médicos de diversas especialidades, além de contar com quadro de plantonistas distribuídos nos serviços de Urgência/Emergência, Pronto Atendimento e UTI.

Rodolfo Espínola
Assessoria de imprensa do deputado Silvio Dreveck
rodolfo@silviodreveck.com.br
www.silviodreveck.com.br
http://www.facebook.com/silviodreveck
(47) 9968-6593
(48) 3221-2729

Voltar