Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/12/2018 - 10h44min

Sessão solene em Blumenau marca os 31 anos da Associação Planetapéia

Imprimir Enviar
Ato Parlamentar Solene de Menção Honrosa - Planetapeia de Blumenau

Por proposição do deputado estadual Leonel Pavan (PSDB) será realizado nesta sexta-feira, dia 7, uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado, em homenagem aos 31 anos de fundação da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Planetapéia. O ato acontece a partir das 19h30, no Espaço Planetapeia, na Rua das Missões, 71, no bairro Ponta Aguda, em Blumenau. O Espaço Planetapeia foi erguido junto à cabeceira da Ponte Aldo Pereira de Andrade (Ponte de Ferro) para abrigar os brinquedos do Planetapeia, que participam dos desfiles oficiais da Oktoberfest e deve ser inaugurado oficialmente no inicio de 2019.

Para o deputado Pavan, a Associação Planetapéia já se incorporou a história recente do turismo municipal e estadual, além de se firmar como uma das principais imagens de alegria, da criatividade e da descontração da Oktoberfest.  Além disso, destaca que “a entidade contribuiu de forma importante e inusitada, ao longo de sua trajetória de 31 anos, para dar visibilidade nacional e mundial tanto à nossa maior festa de outubro, como para o turismo catarinense e nacional.”.

Por isso, segundo ele, nada mais justo do que realizar uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado em Blumenau para uma homenagem especial a esta entidade que contribuí de forma decisiva para divulgação do estado e do turismo catarinense, além-fronteiras.

Fundação - A Planetapéia foi fundada em 25 de setembro de 1987. O primeiro brinquedo foi a Centopeia do Chope, uma inusitada quadricicleta. A criação foi de um dos fundadores da entidade, o empresário Nerino Furlan. A ideia surgiu da paixão dele pela cultura alemã e pelo encantamento com os desfiles. Ele convidou três amigos para se apresentarem também pela Rua XV de Novembro.

Naquele ano eles conseguiram trajes típicos emprestados e enfeitaram a bicicleta com flores. Mesmo sem autorização da organização, deram um jeito de participar do desfile e caíram no gosto de quem assistia. A partir daquele momento, a “família peia’não parou de crescer”. Novos brinquedos foram criados tais como a Locopeia, Bondepeia, Fuscopteropeia, Garotapeia, Alfapeia, Trenopeia, Sograpeia. O sucesso é tão grande que por quatro vezes os brinquedos ganharam os cartazes da Oktoberfest nas edições do evento de 1999, 2002, 2009 e 2015.

Assessoria de Comunicação

Voltar