Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/09/2019 - 17h52min

Sessão condecora serviços prestados ao tratamento a dependentes químicos

Imprimir Enviar
Deputado Ismael dos Santos na mesa dos trabalhos da sessão

Mais de 80 comunidades terapêuticas catarinenses foram homenageadas na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (16). A sessão solene em homenagem aos 50 anos das instituições no país reuniu cerca de 300 pessoas, e contou com a presença do proponente, deputado Ismael dos Santos (PSD), do secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Jr., do secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, entre outras autoridades e representantes de organizações.

Ismael destacou a importância da solenidade, e ressaltou que foi “um momento de gratidão pela biografia das comunidades terapêuticas. Hoje, se constituem numa rede formidável. Temos uma centena de entidades, das quais 72 fazem parte do Programa Reviver”. O parlamentar ainda lembrou que o programa surgiu em parceria entre o Poder Legislativo e o governo de Santa Catarina,
e hoje atende 720 pessoas por mês gratuitamente.

O governo federal também possui um programa de atendimento a dependentes químicos. No total, 11 mil pessoas podem receber assistência gratuita nas comunidades terapêuticas espalhadas pelo Brasil. “No contexto das mudanças que nós tivemos na política nacional sobre drogas e na lei de drogas, as comunidades terapêuticas ganham protagonismo especial”, comentou o secretário
de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Jr.

Representando o governo do Estado, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, falou da atuação do Poder Executivo na manutenção das comunidades terapêuticas e destacou que estão sempre atentos para o aprimoramento dos serviços disponibilizados.

Homenageados
O presidente da Federação das Comunidades Terapêuticas do Estado de Santa Catarina (Fecotesc), Vânio Oliveira, ressaltou a importância do trabalho prestado pelas instituições, e disse ainda que “devolvemos as pessoas saudáveis para suas famílias, com seus vínculos reconstituídos, com sua honra reconquistada. Enfim, a cidadania plena acontece com essas pessoas através dos serviços que as comunidades terapêuticas praticam, exercitam e, com muito prazer, cuidam das pessoas”. 

Edson Eckel, presidente da Associação das Comunidades Terapêuticas de Santa Catarina (Acomtesc), contou que o maior desafio das instituições não é somente o de humanizar o trabalho, mas “trabalhar com evidências científicas também, caminhar para o lado que mostre que os resultados são importantes”.

 

 


Larissa Martinelli - (49) 9 8423-9507
Assessora de Imprensa - Deputado Ismael
Gab. - 104 - (48) 3221-2577 
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

 

 

Voltar