Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/11/2019 - 17h56min

Religião: Sergio Motta busca cumprimento da lei de acesso a hospitais

Imprimir Enviar
Deputado Sergio Motta e lideranças evangélicas

A Lei Estadual nº 11.189, de outubro de 1999, que permite o acesso de ministros, bispos, pastores e demais lideranças religiosas em hospitais públicos e privados não tem sido cumprida em Santa Catarina. O assunto foi tema de uma reunião intermediada pelo deputado Sergio Motta (Republicanos), que contou com a participação de líderes religiosos de várias denominações e da superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, Carmem Delziovo.

O bispo Alceu Nieckarz, líder da igreja Luz de Deus, relatou algumas experiências. Ele contou que os profissionais que trabalham nas portarias dos hospitais desconhecem a lei, barram a visita pastoral e chegam a reduzir o número de pessoas que entram para ver o paciente, até mesmo familiares, para o caso de ter que liberar a entrada de um pastor a pedido da própria família. “São situações que nos colocam na vala comum. E são recorrentes. Considero importante que se coloque a lei em um quadro na portaria para não causar dúvidas. Nosso objetivo é entrar para fazer uma oração, com muito respeito. Passei por uma exposição recentemente onde apresentei documentos, carteira de bispo e me senti constrangido. Não podemos mais passar por isso”, relatou.

Líder da igreja Palavra Viva, o bispo Pedro Flori Ramos descreveu uma situação que passou na porta de um hospital. “Eu fui chamado pela família de um paciente em estado terminal. Fui barrado na porta e um padre entrou na mesma hora, só vestido com a batina. Ele não foi abordado, nem indagado de onde iria. Não acho errado, mas precisamos ter o mesmo respeito e o mesmo direito de levar a palavra de Deus aos fiéis”, pontuou. 

A Superintendente de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde, Carmem Delziovo garantiu que vai levar o assunto ao Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino. Ela acredita que a orientação para que os hospitais cumpram a referida lei, ocorra muito em breve. “Quem trabalha com saúde sabe a importância da orientação espiritual na recuperação de um paciente. Esta visita soma aos cuidados. Não sabemos o motivo do não cumprimento da lei, mas sabemos que a restrição do acesso não ajuda quem está internado”, disse ela.

PLC será protocolado na Alesc
Além da reunião organizada para tratar do assunto, o deputado Sérgio Motta deu início a produção de um Projeto de Lei Complementar (PLC) para apresentar algumas alterações necessárias a Lei criada há 20 anos.

Conforme informações do parlamentar, entre as possibilidades de mudanças estão a criação de uma credencial de identificação liberada por parte do hospital para as lideranças religiosas e inclusive a confecção de um cadastro que libera por meio do CPF o acesso daqueles que oferecem conforto e cura espiritual dos pacientes. “Estou cumprindo o meu papel de fiscalizador. Não podemos permitir que uma lei aprovada neste parlamento há 20 anos não seja cumprida. Vamos ainda trabalhar para melhorar esta conquista em alguns pontos. Não queremos exclusividade, mas oportunidade de entrar e levar a palavra de Deus”, disse Motta.

 

 

Gabinete Deputado Sergio Motta

Jornalista Kênia Pacheco – SC 04580

Assessoria de Comunicação – 48 99984 1799

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Acompanhe Sergio Motta


Sergio Motta
Voltar