Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/08/2017 - 09h06min

Seminários debatem agroecologia, biomas e educação do campo

Imprimir Enviar
Os eventos são promovidos pelo Fórum Parlamentar para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, e pela Escola do Legislativo.

A agroecologia é um modelo consolidado e viável de produção de alimentos, que respeita a natureza, quem produz e quem consome. Já os biomas reúnem as condições básicas para o desenvolvimento de plantas, animais, e são responsáveis pelo que garante a vida da humanidade: o ar, a água e a própria terra.

O debate destes temas, a partir da educação do campo, estará em pauta nesta sexta-feira (25), a partir das 8h30, em Fraiburgo, na Escola 25 de Maio, no Assentamento Vitória da Conquista, e a partir das 14h, em Lebon Régis, no Assentamento Rio dos Patos.

Os seminários "Integração de Saberes: Agroecologia, Biomas e Educação do Campo" integram uma série de debates que acontecem em todas as regiões do Estado, promovidos pelo Fórum Parlamentar para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, em parceria com a Escola do Legislativo. Conforme o presidente do Fórum, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o objetivo é colocar em pauta temas interligados e fundamentais aos jovens do meio rural, envolvendo institutos e universidades.

“É um espaço para troca de experiências e saberes, para instigar os jovens a buscarem conhecimentos e tecnologias que além de serem voltados à produção sustentável, melhoram a qualidade de vida no campo”, explica Padre Pedro. Na avaliação do deputado, a educação do campo é fundamental neste processo, porque aproxima as famílias da agricultura de um debate atual e que envolve o futuro da produção de alimentos. “E mais importante, ela valoriza os saberes dos camponeses e camponesas, e mostra aos jovens que seus saberes são significativos e representam muito na sociedade”, complementa.  

O primeiro seminário aconteceu em São Miguel do Oeste e depois da região segue para São Lourenço do Oeste.

Inscrições gratuitas
As inscrições para os seminários são gratuitas, e podem ser feitas nos locais e na página da Escola do Legislativo, tanto para Fraiburgo, quanto para Lebon Régis. Os palestrantes são o professor Jaime Bianchi, que há mais de 15 anos trabalha temas relacionados ao meio ambiente, o doutor em Recursos Genéticos Vegetais pela UFSC, Lido José Borsuk, a Mestre em Sociologia Política Juliana Adriano e a Mestre e doutoranda em Educação, Edilaine Aparecida Vieira. 
Além do Fórum e da Escola do Legislativo, participam da realização a Cooproeste, Coopercontestado, Escola de Educação Básica 25 de Maio, Cresol, Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, Sintraf, Epagri, MST e IFSC - Campus Caçador.

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar