Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
31/05/2019 - 17h01min

Evento reúne pesquisadores e projetos de sustentáveis no Dia do Meio Ambiente

Meio Ambiente e Sociedade 2019 também debate a atuação da justiça na área
Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019, que acontece na próxima quarta-feira (5) –  Dia Mundial do Meio Ambiente –, em Florianópolis, reunirá grandes pesquisadores brasileiros em um encontro de avaliações e perspectivas sobre a sustentabilidade no século XXI. Os debates e conferências acontecem pela manhã e à tarde (programação abaixo), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, e também colocam em pauta a relação entre a justiça e o meio ambiente. O encontro ainda apresentará quatro projetos da sociedade civil nas áreas de preservação da água, energias renováveis e sustentabilidade na agricultura familiar.

Pela manhã, a palestra “Meio Ambiente e Sociedade” será conduzida pelo professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Walter Porto-Gonçalves, um dos grandes nomes da geografia brasileira na atualidade, considerado expoente do pensamento geográfico brasileiro no mundo, com destaque na temática de Geografia Social – que mescla a área com os conhecimentos da sociologia, colocando em pauta, entre outros, a temática da justiça social. A coordenação da mesa terá a participação do professor Dr.  Luiz Fernando Scheibe, da UFSC, coordenador do projeto Rede Guarani/Serra Geral, um dos principais estudos brasileiros sobre aquíferos.

Durante a tarde, a palestra “Meio Ambiente e Justiça” terá a participação da procuradora do Ministério Público Federal (MPF), Analúcia Hartmann, com mediação do professor Dr. Luciano Henning, também integrante do projeto Rede Guarani/Serra Geral, e Carla Guimarães, da CNBB Regional Sul 4, integrante da organização do Projeto Rios em Santa Catarina.

O evento encerra com a apresentação de quatro projetos envolvendo a sociedade civil na pauta ambiental. O primeiro é o Projeto Rios, que mobiliza comunidades para diagnóstico, limpeza e preservação de rios e córregos. A palestrante é a representante da CNBB Regional Sul 4, Carla Guimarães, que integra a coordenação do projeto no Estado. A segunda ação envolve a Associação dos Moradores do Campeche (Amocam), que aplicou a metodologia do Projeto Rios no bairro do Sul de Florianópolis. O terceiro projeto será apresentado pelo Prof. Dr. Márcio Antonio Nogueira Andrade, da UFSC, e pela engenheira civil Julia May Venrami (MAB), e envolve o tema energias renováveis e técnicas sociais. O último projeto é o Acolhida na Colônia, com a engenheira agrônoma Lucilene Assing, que aborda a experiência de agricultores familiares de Santa Rosa de Lima na estruturação de uma proposta de turismo rural.

“Nosso objetivo é colocar em pauta as principais questões que envolvem o meio ambiente em Santa Catarina, com destaque para os recursos hídricos”, explica o deputado Padre Pedro Baldissera (PT), presidente do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, que promove o evento junto do projeto Rede Guarani Serra Geral, Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Comissão de Turismo e Meio Ambiente, MAB, CNBB Regional Sul 4 e Cáritas Santa Catarina.  

As inscrições gratuitas para o Seminário Meio Ambiente e Sociedade 2019 estão disponíveis no site http://escola.alesc.sc.gov.br/evento/?eid=1450 e são limitadas (150 vagas).

Programação

8 horas - Credenciamento / Acolhida / Café
8h30 - Abertura / Composição de Mesa
9h30 - Palestra Sociedade e Meio Ambiente
Prof. Dr. Carlos Walter Porto-Gonçalves (UFF)
Coord. Dr. Luiz Fernando Scheibe
11 horas - Debate
12 horas - Almoço
13h30 - Palestra Justiça e Meio Ambiente
Procuradora do MPF Dra. Analúcia Hartmann
Coord. Dr. Luciano Henning e Carla Guimarães (CNBB Regional Sul 4)
15 horas - Apresentação de Experiências:
Projeto Rios - Carla Guimarães (CNBB Regional Sul 4) 
Associação dos Moradores do Campeche (Amocam) e o Projeto Rios - Antônio Mello e Alencar (Deck) Vigano
MAB: energias renováveis e técnicas sociais - Prof. Dr. Márcio Antonio Nogueira Andrade (UFSC) e Engenheira Civil Julia May Venrami (MAB)   
Turismo Rural: Acolhida na Colônia - Engenheira Agrônoma Lucilene Assing
17 horas - Debate

Voltar