Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/07/2017 - 19h29min

Seminário objetiva qualificação e capacitação dos agentes públicos

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

Teve início nesta quinta-feira (6), na Assembleia Legislativa, o Seminário de Qualificação de Lideranças Municipais - Estratégias para Captação de Recursos e Recuperação das Finanças Públicas. O evento, promovido pelo deputado estadual João Amin em parceria com a Fundação Milton Campos e apoio da Udesc, contou com uma série de palestras que objetivam a formação continuada dos agentes políticos e das lideranças que tem atuação nos diversos níveis do setor público.

A complexidade dos problemas enfrentados no país e, consequentemente, nos estados e municípios, determina a necessidade do aprofundamento do entendimento econômico e da buscas por recursos. Para tanto, é preciso que se utilize os caminhos disponíveis para a disseminação do conhecimento, do debate das ideias e, sobretudo, na discussão de temas que afetam diretamente o dia a dia da gestão municipal, das cidades catarinenses em especial.

Nesta perspectiva, o seminário tem como foco o debate sobre novas formas de se fazer política, capacitando as lideranças políticas municipais e fortalecendo a comunicação e a disseminação de boas práticas.

Para o deputado João Amin, os líderes políticos precisam ser capazes de mobilizar uma equipe e recursos para o atendimento das necessidades da população. "Em todo o mundo, líderes com imaginação e criatividade estão se esforçando para encontrar maneiras de explorar e transformar as capacidades das velhas instituições para lidar com as realidades de hoje. Seus esforços estão revelando novos caminhos e conduzindo as organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos ao enfrentamento dos novos desafios."

Nesse novo modelo, a ação está focada em processos que combinam as capacidades coletivas dos diferentes setores e instituições da sociedade em iniciativas conjuntas de resolução de problemas. As habilidades necessárias para criar esses novos arranjos não são aquelas usadas para gerenciar as organizações tradicionais e que são, em geral, desenvolvidas e implementadas de cima para baixo.

E foi nessa direção que um dos palestrantes, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Marcelo Fett, abordou o tema "Governança pública municipal e a melhoria do ambiente de negócios". Segundo ele, "a mudança do eixo econômico, a inovação baseada em redução de despesa e aumento da receita são preceitos fundamentais para uma gestão eficaz e para o desenvolvimento econômico dos municípios".

O pró-reitor de Planejamento da Udesc, Leonardo Secchi, mestre em Administração pela UFSC, doutor em Estudos Políticos pela Universidade de Milão e Pós-Doutor em Políticas Públicas pela Universidade de Wisconsin, participou da abertura do evento. Secchi elogiou a iniciativa do Seminário e a abertura de um canal de interlocução entre agentes públicos e o ambiente acadêmico. "Esta é uma iniciativa fundamental. O deputado João Amin tem tido a preocupação de lançar luz aos problemas da administração pública a partir de uma visão técnica, criativa e moderna."

Nesta sexta (7), estão programadas, entre outros eventos, a palestra do presidente da Caixa, Gilberto Occhi, e um workshop sobre "Elaboração de Projetos para Captação de Recursos" com a professora doutora da Udes/Esag, Micheline Gaia Hoffmann.

Gabinete Deputado Estadual João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar