Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/11/2017 - 14h54min

Seminário na quinta (23) marca lançamento do Projeto Rios em Florianópolis

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera

Projeto criado na Espanha há 15 anos inicia em SC formando agentes na comunidade para diagnosticar a situação, acompanhar e preservar rios e córregos 
Em comemoração ao Dia do Rio em Santa Catarina (24 de novembro – Lei 13.748/2006), acontece na próxima quinta-feira (23), a partir das 9h, em Florianópolis, o Seminário Bioma Mata Atlântica e a Água em SC.
A atividade marca o lançamento do Projeto Rios em Florianópolis, iniciativa que nasceu na Espanha, seguiu para Portugal e França, e agora chega ao Brasil a partir da união de diversos movimentos e entidades. O arcebispo Wilson Tadeu Jönck é uma das presenças confirmadas na abertura do Seminário e na coletiva à imprensa, que acontece logo após a abertura do evento.
O presidente do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), explica que o objetivo do projeto Rios é mobilizar grupos, nas comunidades, para o diagnóstico, recuperação e preservação de rios. “Temos problemas graves de poluição, e isso fica claro com a pequena quantidade de esgoto que é coletado e tratado no Estado. O envolvimento da população alcançou ótimos resultados em outros países e esperamos o mesmo aqui em Santa Catarina”, explicou o parlamentar. O projeto que resultou na lei do Dia do Rio foi apresentado por Padre Pedro exatamente com o objetivo de ampliar o debate, no Estado, sobre a importância da preservação dos mananciais hídricos. “Nós não observamos um debate aprofundado sobre o tema e queremos colocar isso em pauta, todos os anos, no dia 24 de novembro”, afirmou.
Seminário
O Seminário abordará aspectos científicos e práticos do Bioma Mata Atlântica e sua relação com a água no Estado. A primeira conferência, “Biomas da Mata Atlântica e Águas”, será conduzida pelo professor Dr. Ademir Reis. A segunda atividade é a apresentação da metodologia do Projeto Rios, com Fernando Anísio Batista, da Ação Social Arquidiocesana (ASA). O professor Dr. Márcio Cardoso fala sobre o Plano Estadual de Recursos Hídricos à tarde, e logo após acontece a Oficina do Projeto Rios, tendo como painelistas Aline Luiza Tomazi; Isadora Zinnke, Tiago Manenti Martins e William Wollinger Brenuvida.
Além do Seminário, uma Oficina do Projeto Rios está programada para o sábado (25), na Lagoinha Pequena (Av. Campeche – Florianópolis). No local as pessoas podem aprender métodos práticos de avaliação da qualidade da água e das condições ambientais dos rios, além de informações sobre como organizar o projeto na sua comunidade.
Projeto Rios
Implementado na Espanha, França e Portugal há mais de uma década, o Projeto Rios é baseado no envolvimento voluntário da sociedade no diagnóstico, recuperação, preservação e fiscalização de trechos dos rios.
O primeiro passo é um pequeno grupo da comunidade “adotar” uma área do córrego ou rio que é importante para aquela região. Depois, a partir de um método simples e que envolve poucos recursos, é feito o diagnóstico dos problemas encontrados e da situação do local, desde as condições da água, se há presença de flora e fauna e fontes de poluição aparentes. Então são definidas as ações necessárias à recuperação e preservação do rio, com o acompanhamento de voluntários. No caso de SC, as oficinas são conduzidas por especialistas do Comitê de Bacias Tijucas/Biguaçu, acompanhados nas conferências por pesquisadores da UFSC e outras instituições.
A ideia é alcançar resultados expressivos na fiscalização e na recuperação dos rios, com a despoluição e retomada das condições naturais de cada manancial hídrico.
Cada comunidade pode organizar atividades como visitas aos rios para coleta de amostras e avaliação das ameaças, formação de monitores, ações de limpeza e conservação, conscientização de crianças e jovens, entre outras propostas de atuação em favor do rio.
Realização e apoio
A realização é do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, Escola do Legislativo, Comissão de Turismo e Meio Ambiente, Assembleia Legislativa, com o apoio da CNBB Sul 4, Cáritas, Arquidiocese de Florianópolis, Escoteiros de Santa Catarina e Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA - 23 DE NOVEMBRO
9h – Abertura - Mística / Composição da Mesa
9h 30 – Biomas da Mata Atlântica e Águas
Prof. Dr. Ademir Reis - UFSC
11h 30 – Metodologia do Projeto Rios
Fernando Anísio Batista – Ação Social Arquidiocesana
13h 30 – Plano Estadual de Recursos Hídricos -
Prof. Dr. Márcio Cardoso
Oficina do projeto Rios -
Painelistas Aline Luiza Tomazi; Isadora Zinnke;Tiago Manenti Martins;
e William Wollinger Brenuvida
Debate e encaminhamentos
17h – Encerramento

SÁBADO - 25 DE NOVEMBRO

14h - Oficina do Projeto Rios - Lagoinha Pequena (Av. Campeche – Florianópolis).

Métodos práticos de avaliação da qualidade da água e das condições ambientais dos rios,
além de informações sobre como organizar o projeto na sua comunidade.



(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar