Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/03/2018 - 15h32min

Seminário em Palhoça terá debates sobre preservação no Dia da Água

Imprimir Enviar

 

Programação inclui apresentação do Projeto Rios na Bacia dos Rios Cubatão/Pilões. Proposta mobiliza comunidades pela preservação dos rios

Um Seminário do Projeto Rios marca a passagem do Dia da Água nesta quinta-feira (22), na região Metropolitana de Florianópolis. As palestras, debates e oficinas acontecem em Palhoça, das 8h às 11h 30 (Palhoção – Rua Alfredo de Brum, Centro), e são voltados a comunidades que integram a Bacia dos Rios Cubatão/Pilões. O seminário, que tem a participação de especialistas, integrantes do Projeto e do presidente do Fórum para Preservação do Aquífero Guarani, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), coloca em pauta a luta pela preservação da água a partir da situação dos rios e córregos no Estado.
A programação inclui palestras do biólogo e mestre em Geografia pela UFSC, José Olímpio da Silva Junior, do representante do Comitê Rio Tijucas/Biguaçu e a apresentação do projeto Rio por um dos coordenadores, Fernando Anísio Batista, que representa a Ação Social Arquidiocesana (ASA), uma das entidades que promove a ação junto de CNBB, MAB, Fórum do Aquífero Guarani e Cáritas. O trabalho ainda tem o apoio do Comitê Bacia Tijucas/Biguaçu e de instituições de ensino superior.
“No Dia da Água, em todos os anos, buscamos promover e nos engajar a debates com estudantes, comunidades e lideranças. A ideia é multiplicar a urgência de medidas de recuperação e preservação. Nosso Estado já sofre com a falta de água e a situação se agrava a cada ano”, afirmou Padre Pedro, que também destacou o protagonismo das comunidades na realização do Projeto Rios.

Projeto Rios
Implementado na Espanha, França e Portugal há mais de uma década, o Projeto Rios é baseado no envolvimento voluntário da sociedade no diagnóstico, recuperação, preservação e fiscalização de trechos dos rios que são importantes para as comunidades. Em Santa Catarina o projeto iniciou em setembro de 2017. Depois de seminários em três municípios e atividades de capacitação para monitores, o primeiro grupo já reuniu-se, na praia do Campeche. Na atividade de organização, contou com a presença do Doutor em Engenharia do Ambiente, e responsável pela implantação do projeto Rios em Portugal, Pedro Teiga.

Método
O trabalho do projeto Rios começa na formação de uma equipes, nas comunidades, que terão como foco a adoção de um trecho de rio ou córrego. O grupo assume o compromisso de realizar uma visita por mês no trecho do rio adotado, realizando um diagnóstico simples, como identificação da cor e do cheiro da água, presença de fauna e flora, contaminação com lixo, entre outras variáveis. Depois disso, em conjunto com especialistas que dão suporte ao projeto, são definidas medidas para proteção do rio. As atividades vão desde a conscientização até ações objetivas, como a recuperação da mata ciliar, limpeza e fiscalização de casos de poluição.

PROGRAMAÇÃO
8h - Credenciamento e abertura
8h 30 - Apresentação do Projeto Rios e a interferência do ser humano na natureza
9h - Rios e Biomas
Palestrante - José Olimpio da Silva Junior - Ciências Biológicas (UFSC) - Mestre em Geografia (UFSC)

10h – Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão e Pilões: formação e o Plano dos Recursos Hídricos
Palestrante: Willian Wollinger Brenuvida

Jornalista - Representante do Comitê Rio Tijucas/Biguaçu

11h – Apresentação do Projeto Rios na Arquidiocese de Florianópolis
Palestrante: Fernando Anísio Batista - Coordenador da Ação Social Arquidiocesana (ASA) - PROJETO RIOS

11h 15 – Debates sobre o Projeto Rios
11h 30 – Encerramento

 

(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar