Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/06/2013 - 12h56min

Seminário em Lages debate os desafios da piscicultura na região Serrana

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch (PT)

A Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dirceu Dresch (PT), realiza nesta segunda-feira (10)., em Lages, seminário regional para debater o Plano Safra Pesca e Aquicultura e os desafios para o setor da pesca na região Serrana. O evento acontece às 14 horas, no auditório da  Udesc.

O evento em Lages integra um roteiro de  seminários regionais promovido pela Comissão em parceria com a superintendência estadual do Ministério da Aquicultura e Pesca.  O seminário vai reunir  autoridades, produtores rurais e representantes de bancos e cooperativas.

“Queremos divulgar, esclarecer, trocar experiências, tirar dúvidas quanto ao funcionamento de todas as ações previstas no Plano Safra Pesca e sobre os problemas que a atividade enfrenta para se desenvolver, como a questão das licenças ambientais”, destaca Dresch.

O deputado relata que, nos primeiros eventos, foi constatado que o principal entrave para a expansão da atividade é a obtenção de licença ambiental. Há cerca de 95 mil propriedades rurais em Santa Catarina produzindo peixes, mas 90% delas operam sem licença ambiental. A Fatma não tem estrutura suficiente para atender a demanda. A alternativa seria, por meio de convênio, autorizar os municípios a fazerem a concessão de licenças ambientais para projetos de piscicultura. Os produtores também enfrentam problemas relativos à comercialização e ao custo da ração.

Potencial
O Brasil detém somente 1% da produção mundial de pescado, apesar de possuir 14% da água doce do mundo. O país tem potencial para aumentar a produção. O objetivo do governo federal é dobrar a produção em dois anos e passar de um consumo médio de 9 kg per capita para 18 kg per capita/ano.

Dados do Ministério da Pesca mostram que a produção de peixes nas pequenas propriedades rurais pode dar lucro de R$ 1 por quilograma.
 

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch – PT/SC
(48) +9944 0190 / (48) 3221 2628

Voltar