Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
02/10/2017 - 15h22min

Seminário debate agroecologia, meio ambiente e agricultura familiar

Imprimir Enviar

A agroecologia e o meio ambiente, a partir da perspectiva da agricultura familiar, são os temas em pauta no Seminário Intercâmbio de Saberes, que acontece nesta quinta-feira (5), a partir das 13h30, no IFSC de Canoinhas (Av. Expedicionários, 2150 - Campo d’Água Verde). O evento integra uma série de debates que acontece em todas as regiões do Estado, promovidos a partir da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Comissão de Turismo e Meio Ambiente e Fórum Parlamentar para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa.
A agroecologia é um modelo consolidado e viável de produção de alimentos, que respeita a natureza, quem produz e quem consome, e é apontado por especialistas como um dos caminhos mais promissores para a agricultura familiar e camponesa catarinense. O presidente do Fórum do Aquífero Guarani, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), explica que o objetivo dos seminários é ampliar os temas envolvendo a participação de institutos e universidades. “São questões interligadas e fundamentais para os filhos e filhas de agricultores familiares. É um espaço para troca de experiências e saberes, para instigar os jovens a buscarem conhecimentos e tecnologias que além de serem voltados à produção sustentável, melhoram a qualidade de vida no campo”, explica Padre Pedro.
A série de seminários começou em São Miguel do Oeste, seguiu para Fraiburgo, Lebon Régis e São Lourenço do Oeste. As inscrições são gratuitas no site da Escola do Legislativo (http://escola.alesc.sc.gov.br/evento?eid=1027) ou no local, e garantem certificado. O principal palestrante é o doutor em Recursos Genéticos Vegetais pela UFSC, Lido José Borsuk, que aborda dados atuais sobre a produção agroecológica e a relação com a agricultura familiar e camponesa.
A realização é do mandato do deputado Padre Pedro Baldissera, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC - Campus Canoinhas), Rede de Agroecologia Ecovida, Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização Dolcimar Luiz Brunetto (COOPERDOTCHI), Cooperativa de Organização, Produção e Comercialização Solidária do Planalto Norte (ComSol), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul e Campo Alegre (SC) (Siticom SBS/CC) e Associação de Moradores do Bairro Vila Nova e Industrial Sul de Rio Negrinho.



(48)9947-2049
(48)3221-2726
Comunicação
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera

Voltar