Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/03/2013 - 13h26min

Seminário das Águas debate gestão e políticas públicas em Xanxerê

Imprimir Enviar
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Foto: Carlos Kilian/Agência AL

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), uma atividade em Xanxerê, na quinta e sexta-feira (21 e 22), debaterá a gestão hídrica em Santa Catarina e a necessidade de políticas de preservação no Estado. O Seminário das Águas é uma promoção do Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani e  das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa, com apoio de diversas entidades e lideranças da região.

Conforme o presidente do fórum, deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o objetivo é envolver a sociedade num debate propositivo, que aponte caminhos viáveis para a preservação e, principalmente, conscientize as pessoas da necessidade urgente de medidas de gerenciamento eficiente dos mananciais hídricos. “Nosso Estado já sofre as consequências da ausência de um planejamento para gestão da  água. Agora, estamos numa encruzilhada: ou pensamos soluções, ou passaremos a enfrentar a escassez muito antes do esperado”, afirma o parlamentar.

Além do Fórum, promovem o seminário Agenda 21 Xanxerê, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Chapecó e Irani, Coletivo Sindical CUT – Xanxerê, Epagri – Xanxerê, Mandato Deputado Padre Pedro Baldissera (PT), Mandato Vereador Adriano De Martini (PT), Pastoral da Juventude Xanxerê, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), SDR Xanxerê, União Xanxerense de Associações de Moradores (Uxam).

Além de palestras e debates, na sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, está prevista uma visita às bacias hidrográficas do Rio Ditinho e Rio Xanxerê (saída em frente à SDR).

PROGRAMAÇÃO:

Quinta-feira - 21 de março
LOCAL:  Centro Comunitário da Igreja Matriz (Piso Superior)

  • 15h - Tema: Gestão Municipal da Água. Palestrante: Vilmar Comassetto (Eng. Agrônomo da Epagri, Membro do Comitê de Bacia do Rio Jacutinga, vereador de Concórdia)
  • 16h - Tema: A importância da Água; Planejamento de Recursos Hídricos; Formas de Captação para aproveitamento. Palestrante: Ivan T. Baldissera (Eng. Agrônomo da Epagri, Mestre em Ciência do Solo (FA-UFRGS), Doutorando em Produção Vegetal (FAMV-UPF), Coordenador componente do Monitoramento Hídrico no Projeto Microbacias 2 e Secretário Executivo do Comitê de Bacia Chapecó/Irani)
  • 17h - Debates

LOCAL:  Câmara de Vereadores de Xanxerê

  • 18h30 -  Sessão Pública na Câmara de Vereadores.Debate “Dia Mundial da Água sobre a Preservação das Águas Superficiais e Subterrâneas"

LOCAL: Salão Nobre do Colégio Costa e Silva

  • 20h – Tema: Aquífero Guarani "Água Subterrânea no Oeste de SC". Palestrante: Geólogo Marcos Alexandre de Freitas (Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM–Serviço Geológico do Brasil)
  • 21h -  Tema: "Barragens na Bacia do Rio Uruguai - Água e Energia não são Mercadorias". Palestrante: Pedro Melchiors (Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB)

Sexta-feira - 22 de março
 

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

8h30- Visitas às Bacias Hidrográficas do Rio Ditinho e Rio Xanxerê (saída em frente à SDR)

Voltar