Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/10/2020 - 08h28min

Semana da Alimentação: iniciativas de Fabiano para uma SC mais saudável

Imprimir Enviar

O Dia Mundial da Alimentação foi comemorado no último final de semana em vários países do mundo. Mas o debate permanece durante todo o mês, em razão  data servir como um importante momento para avaliarmos questões relevantes a respeito da alimentação.

Debater a fome, a segurança alimentar e nutricional, e a necessidade da alimentação saudável faz parte da agenda política e social de agentes públicos. Esta é uma agenda que expressa a luta por mais dignidade.

Na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado estadual e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores, Fabiano da Luz, já trouxe o tema para o centro dos debates estaduais, apresentando inclusive, Projetos de Lei para fortalecer o conceito de "estado mais saudável e responsável". Saiba mais:

Manifestação de Fabiano da Luz contra extinção do Consea:
Combate à fome, alimentação saudável, merenda escolar, agricultura familiar, presença de agrotóxicos ou de componentes geneticamente modificados em alimentos estão entre os assuntos abordados por um órgão cujo destino se tornou ameaçado no atual governo federal.

Esta é a agenda social do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e o fortalecimento desta pauta foi tema de moção do parlamentar na ALESC.

“Esta é reivindicação social e popular que não pode ser violada. Precisamos assegurar a dignidade dos nossos trabalhadores. Isso envolve diretamente a nossa economia.” avalia Fabiano da Luz, integrante da Bancada do Oeste.

Projeto de Lei "Alimentação Orgânica nas Escolas"
Por uma alimentação escolar mais saudável, mais nutritiva e sem riscos ao desenvolvimento humano! Esse é o objetivo do Projeto de Lei 10/2020, do Fabiano da Luz.
O PL de Fabiano da Luz dispõe sobre o fornecimento de alimentos orgânicos na alimentação escolar nas unidades educacionais públicas no Estado de Santa Catarina.
Saiba mais sobre a proposta "Orgânicos na Alimentação Escolar":

Implementar uma alimentação escolar que inclua mais orgânicos nas unidades educacionais públicas no nosso Estado requer que 30 % (trinta por cento) dos alimentos consumidos nas unidades sejam de origem de alimentos vegetal, animal, in natura ou processado, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O deputado Fabiano da Luz atende, desta maneira, uma demanda de diversos produtores e de defensores de uma educação com mais saúde, que buscam atualização da legislação em vigor.
"Uma merenda sem agrotóxicos e mais nutritiva é o que defendemos, a fim de aumentar a qualidade de vida das crianças e ainda incrementar a renda de pequenos produtores" destaca o deputado.
Mais saúde para todos:

Enquanto alimentos os orgânicos são produzidos sem o uso de veneno na plantação, os agroecológicos utilizam técnicas ecológicas de manejo com sustentabilidade social, o que contempla também o desenvolvimento participativo desde a produção até à circulação das mercadorias. Ambos são mais saudáveis à saúde dos consumidores e à preservação ambiental.

Um perigo na mesa:
Um terço dos alimentos consumidos no cotidiano dos brasileiros tem contaminação por agrotóxicos, segundo amostras coletadas em todo o país pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os alimentos mais contaminados estão pimentão (91,8%), morango (63,4%), pepino (57,4%), alface (54,2%) e cenoura (49,6%).

O levantamento aponta, ainda, que são prejudiciais à saúde mesmo os produtos que recebem baixa contaminação, pois há efeitos crônicos que podem ocorrer meses, anos ou até décadas após a exposição às substâncias venenosas, tais como má formação congênita e doenças como câncer, distúrbios endócrinos, neurológicos e mentais.

A história desta data:
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado todos os anos no 16 de outubro, data que, em 1945, foi criada a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A primeira vez que a data foi celebrada foi no ano de 1981, e, desse ano em diante, diversos temas importantes já foram debatidos nela.


Informações: www.fabianodaluz.com.br
Foto: Agência ALESC
Contato: imprensa@fabianodaluz.com.br; fabiano@fabianodaluz.com.br
Foto: Eliézer Donhauser 

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar