Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/06/2013 - 14h57min

SC inicia exportações de carne suína para o Japão em julho

Imprimir Enviar
Sec. Rodrigues, Enori Barbieri (Cidasc), Losivanio Lorenzi (ACCS), Neuri (vice-pref. de Concórdia), governador Colombo e deputados Scheffer e Sopelsa

A primeira exportação de carne suína para o mercado japonês deve ser concretizada pela BRF em julho, segundo informou seu diretor para negócios com o mercado do Japão, Lio Cesar de Macedo Júnior, ao deputado Moacir Sopelsa (PMDB) nesta quinta-feira (27). O primeiro negócio após a celebração do acordo que reconhece a qualidade dos produtos catarinenses foi confirmado durante recepção oferecida pelo embaixador do Brasil em Tóquio, Marcos Galvão, em homenagem ao governador Raimundo Colombo na Residência Oficial da Embaixada do Brasil no Japão. Sopelsa, que integra a delegação catarinense, disse que as exportações devem ter “um crescimento gradual, com um período de ajuste à necessidade dos importadores, o que inclui cortes diferenciados para atender o mercado local”.

A celebração da abertura do mercado acontecerá na manhã desta sexta-feira (28, noite de quinta no horário brasileiro). Na primeira etapa, oito plantas de cinco empresas catarinenses estão autorizadas a exportar carne suína para os japoneses: BRF (com as unidades de Campos Novos e de Herval D’Oeste), Seara (frigoríficos de Seara e de Itapiranga), Pamplona (Rio do Sul e de Presidente Getúlio), Aurora (Chapecó) e o Sul Valle (São Miguel do Oeste). A expectativa é de que a nova parceria comercial represente um ganho significativo em preço e em volume. O diretor da Aurora, Dilvo Casagrande, também já prevê os primeiros carregamentos até início de agosto.

Um seminário promovido pela Fiesc e uma visita da comitiva catarinense a Jetro – Japan External Trade Organization, órgão de apoio aos empresários japoneses interessados em exportações e importações, também marcaram a viagem. Santa Catarina é líder nacional em produção de carne suína (média de 800 mil toneladas/ano) e único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação. O Estado suspendeu a vacinação em 2001 e, em 2007, garantiu a certificação com área livre de febre aftosa sem vacinação, emitida pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). O aval dos japoneses, segundo avaliações do governo estadual, deve viabilizar negociações também com a Coreia do Sul e União Europeia.

 

Crédito/foto: Antonio Carlos Mafalda / Governo SC

Evory Pedro Schmitt (48) 3221.2883
Assessoria da Bancada do PMDB

 

Voltar