Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/09/2019 - 16h01min

SC-108 Ordem de Serviço assinada: Cratera do Tigipió será fechada

Imprimir Enviar
Deputado Altair Silva e governador Carlos Moisés na assinatura da ordem de serviço

Chegou o fim da novela. Depois de dois anos, desde a formação da cratera às margens do Rio Tijucas, no quilômetro 166, da SC-108, que une os municípios de São João Batista e Major Gercino, a ordem de serviço para recuperação da via foi assinada na manhã desta quinta-feira (5) pelo governador do Estado, Carlos Moisés da Silva. A informação havia sido confirmada pelo deputado Altair Silva (PP) nesta quarta-feira (4), depois de conversa com o secretário da Casa Civil, Douglas Borba.

“Vencemos mais uma etapa. Depois de muito trabalho, reuniões, audiências públicas e documentos assinados, finalmente a ordem de serviço para o início das obras de recuperação foi assinada e a obra sairá do papel”, comemorou Altair Silva.

O governador do Estado esteve em São João Batista para o ato, que teve a presença de autoridades e da comunidade, que visitaram a cratera e seguiram para assinar a ordem de serviço, em cerimônia realizada na comunidade batistense. “Não gostaríamos de ter que comemorar isso. Foi difícil, mas hoje os municípios do Vale do Rio Tijucas podem ter a certeza de que a obra vai iniciar nos próximos 20 dias”, comentou Altair. Carlos Moisés disse que nenhum local do Estado está esquecido. “Nós estamos pensando projetos para todo o Estado”, afirmou o governador. O prefeito de São João Batista, Daniel Cândido, pontuou que a obra “é essencial para toda a região pois transitam milhares de pessoas todos os dias. É um momento importante para a nossa região”.

A partir de agora, a empresa contratada, que é de Brusque, já pode começar os trabalhos. Terraplanagem Augusto, vencedora da licitação, apresentou o menor preço, R$ 2,26 milhões. O anuncio foi feito no dia 15 de agosto, em Florianópolis. Conforme Altair Silva, a expectativa é de que as obras iniciem ainda em setembro e possam ser concluídas em até 180 dias. “Desde que assumi o mandato essa foi uma das demandas prioritárias que trabalhamos. Estamos vendo os resultados. Esperamos em breve entregar essa obra pronta a comunidade”, finalizou Altair.

A recuperação na SC-108 inclui serviços de terraplanagens, pavimentação, drenagem, obras de arte correntes, sinalização e obras complementares, entre elas o fornecimento de materiais asfálticos, para contenção em três pontos da rodovia.

A cratera
Formada em junho de 2017 após uma enxurrada, a cratera tem aproximadamente 50 metros e fica próxima ao Distrito de Tigipió, onde residem aproximadamente 2 mil moradores, que trafegam diariamente pelo trecho. Além do mau estado do pavimento asfáltico da via, especialmente na área da cratera, a rodovia apresenta problemas de conservação e mato alto nos acostamentos, falta de sinalização e iluminação.

A SC-108 serve de rota para o escoamento da produção agrícola local e também como via de acesso aos municípios de Major Gercino, Angelina, Anitápolis, Rancho Queimado, Alfredo Wagner e Leoberto Leal, representando uma importância regional.

Audiência pública
A confirmação da realização da obra foi realizada pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Carlos Hassler, durante audiência pública realizada no dia 6 de maio na comunidade do Tigipió. A discussão foi proposição do deputado Altair Silva, através da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa.

Acompanhe Altair Silva


Altair Silva
Voltar