Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/07/2016 - 17h28min

Saúde: Dalmo Claro quer prioridade no Teste do Pezinho em SC

Imprimir Enviar
Deputado Dalmo Claro na reunião da Comissão de Saúde FOTO: Gabriel Baggio

A falta de kits para o Teste do Pezinho, atualmente em falta em diversas unidades hospitalares do Estado, repercutiu de forma negativa na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de SC. O exame de triagem neonatal é obrigatório e gratuito no país desde 1992. A versão do teste na rede pública de saúde detecta seis doenças nos recém nascidos: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, em resposta aos pedidos de informação da Comissão, o déficit chega a 50 mil unidades do exame. O deputado Dalmo Claro se mostrou indignado com os fatos e pediu intervenção na diretoria do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). “O Lacen está com dificuldades em cumprir sua função. É assustador a falta de materiais”, desabafou Dalmo Claro. Para o parlamentar é urgente a prioridade no Teste do Pezinho. Os integrantes da Comissão irão protocolar documento solicitando ao Ministério Público intercessão junto ao governo do Estado para que sejam adquiridos os kits.

A falta de medicamentos de uso especial, a resolutividade na atenção básica, a situação do Maternidade Carmela Dutra (Florianópolis) e as Centrais de Regulação também foram pautadas na reunião. A Comissão de Saúde se reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 13.

 

 

Gabriel Baggio - Jornalista
Assessor do Deputado Dalmo Claro
(47) 9601-4341 - (47) 3433-4554  gb7900@alesc.sc.gov.br
Facebook: /doutordalmo
Twitter: @Deputado_Dalmo

Voltar