Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/05/2017 - 16h41min

Saretta sugere esforço conjunto para reduzir acidentes de trabalho em SC

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta

Ao enaltecer a passagem do Dia do Trabalhador, comemorada no dia 1º de Maio, o deputado Neodi Saretta (PT) lamentou hoje (03), no Plenário da Assembleia Legislativa, dados extremamente preocupantes em relação ao número de acidentes de trabalho. Saretta, que é presidente da Frente Parlamentar da Saúde do Trabalhador da Alesc, afirmou que entre 2005 e 2014 foram registradas 2.471 ocorrências fatais com trabalhadores catarinenses, com base em levantamento do Ministério de Saúde. “São duas vidas perdidas a cada três dias. Um número alarmante. Entram na conta profissionais com carteira assinada e trabalhadores informais e pelo menos seis em cada 10 vítimas não tinham vínculo formal com os empregadores”, ressaltou.

O deputado disse que, por ano, são registrados 156 mortes e 46.300 acidentes de trabalho, conforme dados da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho. O órgão ainda calcula que a cada cinco horas uma pessoa fica incapacitada de trabalhar pelo resto da vida. “Temos que pensar um esforço conjunto entre o poder público, a  iniciativa privada, empresários, trabalhadores e entidades relacionadas à área para buscar mecanismos para diminuir estes números”.

Para Saretta, esta é uma semana para enaltecer o trabalho e de refletir sobre a saúde do trabalhador. “Apesar dos momentos difíceis em que vivemos com a discussão da reforma da previdência que, mesmo com algumas mudanças no texto original, penaliza ainda, brutalmente, os trabalhadores”, afirmou.

Policiais
Saretta também propôs que o governo do Estado comece a preocupar-se com o lançamento de um novo concurso para policiais militares porque entre a realização do mesmo até o chamamento dos aprovados demanda um longo tempo, às vezes superior a dois anos. Nesta semana, o Estado chamou para formação os que estavam aprovados nas listas dos excedentes, cerca de 950 novos policiais que serão incorporados até dezembro à Polícia Militar em Santa Catarina. O deputado lembrou que em meados da década de 80, quando a população era menor, Santa Catarina contava com 11 mil policiais. “Hoje são 10.268, de acordo com dados do Portal da Transparência. Embora seja acrescido outros 950, todo o mês há baixa de policiais por aposentadoria ou por outra razão”.

 


Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar