Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/02/2019 - 13h46min

Saretta defende produtores de leite e pede volta de barreira tarifária

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta

A Assembleia Legislativa aprovou uma solicitação do deputado Neodi Saretta (PT) que pede, ao governo federal e ao ministro da Economia, que não seja extinto o direito antidumping aplicado às importações de leite em pó, integral ou desnatado, não fracionado, originário da Nova Zelândia e União Européia.

De acordo com Saretta, a decisão do governo federal vai fragilizar ainda mais a cadeia produtiva do leite, já que facilitará as importações do produto de países europeus que têm preços mais competitivos do que os praticados no Brasil.

“A decisão de extinguir o direito de antidumping trará grandes prejuízos ao país, pois inviabilizaria a produção nacional devido ao subsídio da produção externa e o preço importação seria menor que o de produção interna. Se Hoje está difícil o produtor de leite se manter na agricultura, ficará ainda pior com essa decisão”, relata Saretta.

O deputado relatou ainda que, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), a União Europeia tem milhares toneladas de leite em pó estocado. Com essa prerrogativa eles podem jogar o produto no mercado a qualquer preço e quebrar os produtores brasileiros, pois eles têm subsídios e custo de produção muito mais baixo.

No Brasil, 1 milhão e 170 mil propriedades rurais são dedicadas à pecuária leiteira. Santa Catarina, que é o segundo maior produtor de leite do Brasil, mais de 40 mil produtores se dedicam à atividade que tem a região oeste como a que mais produz leite no estado. Desde 2001 o Brasil exercia o direito antidumping aplicado às importações de leite em pó, integral ou desnatado, não fracionado, originários da Nova Zelândia e da União Europeia. O Brasil impôs esta medida com o aval da Organização Mundial do Comércio (OMC), com intenção de proteger o mercado interno de leite e derivados.

Dumping é uma prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país vender seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país.

 

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664 / 99984 1754
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar