Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2018 - 15h49min

Saretta pede equiparação do produtor de alho de SC com do RS para fins de PGPAF

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta em reunião com produtores na Conab

Através de articulação de deputado Neodi Saretta (PT) uma reunião foi realizada entre os produtores de alho, das regiões Serrana e Meio Oeste, e a superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O encontro foi para debater o preço pago ao produtor na comercialização do alho. Os agricultores relatam que o valor está muito abaixo do custo de produção, o que inviabiliza o cultivo. Além do baixo preço e da concorrência com o alho importado, os produtores vêm enfrentando problemas causados pelas condições climáticas que resultaram na baixa produtividade.

Conforme Saretta, os produtores de alho estão angustiados e a produção ameaçada, inclusive pela concorrência com o produto importado. “Os preços atuais não cobrem, sequer, o custo de produção. Quem está no dia a dia sabe o que está sofrendo, já que não estão conseguindo pagar os financiamentos da safra”, relata Saretta.

De acordo com o deputado, eles reivindicam que seja alterada a normativa que regulamenta o valor médio pago pelo produto e, que o alho, seja incluído na lista de bônus do Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF) para a Região Sul. “Estou encaminhando uma indicação à Diretoria de Política Agrícola e Informações da Conab, solicitando que Santa Catarina, seja equiparada com o Rio Grande do Sul para fins do PGPAF, da produção de alho. Santa Catarina é um celeiro de alimentos e essa equiparação dará um alento aos produtores”, disse o parlamentar.

Saretta lembra que a produção de alho em SC é considerada “alho nobre”, diferente do que ocorre no RS, onde é classificado como “alho comum”, sendo que as características dos dois estado são iguais.

Participaram da reunião, representantes da Conab de Santa Catarina, produtores de alho, prefeitos e lideranças das regiões Serrana e Meio Oeste.

 


 

 

Assessoria de Imprensa - Deputado Neodi Saretta (PT)
Susana Rigo - Assessora de Imprensa
Telefone: (48) 3221 2665 - 9984 1754

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar