Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/06/2013 - 16h59min

Saretta reitera que investimentos em saúde e educação devem superar percentual mínimo constitucional

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta (PT). Foto: Fábio Queiróz

O governo de Santa Catarina não investiu em ações de educação, saúde e pesquisa em ciência e tecnologia o valor mínimo constitucional de 25%, 12% e 2%, respectivamente, conforme parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aprovou com ressalvas as contas de 2012. Para o deputado Neodi Saretta (PT), é lamentável que os investimentos em áreas essenciais sequer alcance o valor mínio de referência. “Este percentual é o mínimo, não significa que o Estado não possa investir mais”, disse o parlamentar durante a sessão plenária nesta quinta-feira (06).

De acordo com o parecer do TCE encaminhado à Assembleia Legislativa, os gastos com educação, descontado do cálculo o valor destinado ao pagamento de inativos, foi de R$ 2,83 bilhões, o que corresponde a 23,14% do orçamento estadual. Na saúde, informou Saretta, foram investidos 10,6%. “O Estado deveria seguir o exemplo de boa parte dos municípios que, em média, investem nestas áreas mais do que o valor mínimo exigido pela Constituição”, frisou.

Saretta voltou a pedir a cooperação dos demais parlamentares para votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de sua autoria que aumenta de 25% para 30% o percentual de repasse à educação. “Com isso, queremos criar um mecanismo de maior apoio financeiro através de verba vinculada constitucionalmente”, argumentou.

 

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar