Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/04/2020 - 11h41min

Saretta reconhece trabalho solidário de enfrentamento à pandemia

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta, durante a sessão virtual desta quarta (22)

O deputado estadual Neodi Saretta reconheceu, na sessão ordinária virtual desta quarta-feira (22) na Alesc, o relevante trabalho promovido por várias entidades, universidades, instituições e empresas no desenvolvimento de projetos, em Santa Catarina, para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O deputado parabenizou o Lions Clube de Piratuba e de Xanxerê, a Associação das Mulheres de Ipira, a Rotoplast Climatizadores Evaporativos, a Sociedade Espírita André Luiz, de Concórdia e o "Projeto Integrar" por auxiliarem ou incentivarem a produção de máscaras, jalecos, aventais cirúrgicos, álcool em gel e produtos de limpeza para doação a unidades de saúde, hospitais e famílias de comunidades que passam por dificuldades.

Através de requerimentos aprovados na sessão, a Alesc enviou os cumprimentos à BTA Aditivos pela doação de álcool em gel 70% para os hospitais de Xanxerê, Maravilha e para a Reserva Indígena de Ipuaçu e a Fundação Hospitalar Dr. José Athanasio, pela campanha de arrecadação financeira a ser aplicada na unidade, assim como a Associação Comercial Industrial de Concórdia, pelo lançamento da campanha "Todos contra o Coronavírus".

Universidades
Saretta destacou o trabalho da comunidade acadêmica do IFC Campus Luzerna pela confecção de protetores faciais utilizando a impressora 3D e produção de álcool gel, assim como  a empresa JJ Instalações Comerciais, de Maravilha, pela fabricação de máscaras através de impressora 3D e doação ao Samu e ao hospital do município. Parabenizou a direção e a comunidade acadêmica da Udesc, pelo trabalho de professores, acadêmicos e técnicos, na fabricação de protetores faciais em impressoras 3D, para doação à rede de saúde, asilos e Hospital Veterinário de Lages.  Destacou, ainda, a iniciativa dos professores de Química do campus de Joinville da Udesc pela fabricação mil litros de álcool gel 70% para serem doados a Defesa Civil do Estado.

Do mesmo modo, cumprimentou a Associação dos Empresários de Itapiranga pela organização da campanha de arrecadação de recursos para o combate da Covid-19, a ser destinado ao Hospital Sagrada Família, de Itapiranga e a Aurora Alimentos, pela doação de dois aparelhos respiradores pediátricos para a UTI Neonatal do Hospital Regional do Oeste de Chapecó.

Ressaltou o trabalho da BRF S/A pela doação de R$ 50 milhões em insumos médicos, equipamentos, alimentos e investimentos no estudo científico para o combate do novo coronavírus e a aquisição de 20 mil kits para testes. Também a empresa Gelnex Indústria e Comércio pela doação de um ventilador mecânico ao Hospital São Pedro, de Itá. Parabenizou a comunidade da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, em Seara, pela doação de recursos financeiros para o Hospital São Roque, para auxiliar na compra de materiais.

Os cumprimentos também foram para a equipe de profissionais da Unidade Básica de Saúde de Galvão, para o Hospital Nossa Senhora da Saúde, de Coronel Freitas, e para o Hospital da Fundação do Município de São Lourenço do Oeste, pela dedicação das equipes de profissionais da saúde no desenvolvimento de ações de combate e prevenção.

Saretta destacou o empenho da Organização das Cooperativas (Ocesc) para adquirir e doar respiradores para hospitais, doar cestas básicas a comunidades carentes e promover campanha de arrecadação de alimentos. Citou a empresa Palmasola S/A pela doação de respirador para a Unidade Básica de Saúde do município e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Joaçaba e Região pela confecção de 500 máscaras a serem distribuídas aos trabalhadores da construção civil e a pessoas carentes.

Transmitiu agradecimentos à OAB - Subseção de Joaçaba, pelo projeto "OAB por ELAS" e à Rádio Aliança, de Concórdia, pela campanha de doação de alimentos "Quem se preocupa faz Bem", com doação inclusive "delivery", onde a equipe busca a doação do alimento na casa de quem quer doar.

Durante a sessão, Saretta requereu à Funai informações sobre o recebimento de recursos financeiros para aplicar no combate ao coronavírus, prevenir e proteger a população indígena neste período de pandemia. Também solicitou ao secretário de Estado da Saúde informações acerca do andamento do processo de credenciamento e habilitação de cinco leitos de UTI e 14 leitos para pacientes clínicos para o Hospital São Francisco, de Concórdia. Por último, fez uma indicação dirigida ao governador para que seja adquirido e regularizado o fornecimento do sulfato de bleomicina (mediamento utilizado no tratamento de carcinomas e linfomas) no Estado.

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar