Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/05/2022 - 16h02min

Saretta quer convênio com municípios para fazer andar a fila das cirurgias eletivas

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) voltou a falar da preocupação com as longas filas de cirurgias eletivas, e propôs a realização de convênio entre Estado e municípios para amenizar a espera dos pacientes. Segundo o deputado, que também é presidente da Comissão de Saúde, o ideal seria o Estado repassar recursos aos municípios para que eles possam contratar prestadores de serviços para realizar as cirurgias.

A proposta foi encaminhada ao secretário de Estado da Saúde. “Eu tenho conversado bastante com prefeitos e secretários de saúde, pois se o Estado não conseguir executar diretamente o andamento da fila das cirurgias eletivas, então que seja feito convênio com os municípios, com repasse de valores em dinheiro, para que eles possam contratar os prestadores e fazer a fila andar com mais facilidade”, sugere Saretta. 

O deputou que há mais de 140 mil pessoas na fila de espera por procedimentos, e isso tem se agravado com a falta de leitos de UTI adulto, infantil e neonatal, devido ao aumento das internações com doenças respiratórias e pela infestação de dengue. E voltou a pedir a ampliação de leitos. “Na verdade as UTI precisam ser ampliadas e mantidas permanentemente, era o que eu dizia no auge da pandemia que era fundamental que eles fossem mantidos. Agora com a falta de leitos disponíveis, é fundamental que o Estado agilize a contratação o quanto antes”. 

UTI neonatal
Em relação aos leitos de UTI Neonatal, Saretta relembrou que há anos vem alertando que a capacidade ofertada pelo Estado precisa ser atualizada. Segundo ele, desde 2011 vem cobrando do Estado a implantação de mais leitos neonatal. “Há quase 12 anos eu reivindico a implantação de uma UTI Neonatal na região Joaçaba. Isso é fundamental para desafogar os hospitais da região, mas, infelizmente, esta reivindicação ainda não foi atendida”, finalizou o deputado.

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar