Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2018 - 12h53min

Saretta pede medidas urgentes do governo para resolver embargo do frango

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta

O deputado Neodi Saretta (PT) está preocupado, especialmente às vésperas do Dia do Trabalhador, com os milhares de trabalhadores da agroindústria e de toda a cadeia produtiva que estão à mercê de um colapso, face ao embargo de carne de frango da União Europeia. “O bloqueio poderá resultar em demissões e em fechamentos de granjas e propriedades, uma verdadeira catástrofe para as famílias catarinenses e também para a economia”.

Por isso, Saretta protocolou pedido para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para que seja incisivo, aja com rapidez e tome providências urgentes junto a UE para que o embargo possa ter fim e para que os prejuízos não sejam acumulados. “Vinte unidades brasileiras exportadoras de carne de aves para o bloco europeu foram atingidas, o que pode afetar cerca de 40 mil avicultores”, disse.

O deputado frisou que ao longo de sua história a avicultura catarinense, responsável por 25% das exportações brasileiras, construiu uma trajetória sólida, pautada pela preservação do status sanitário e qualidade dos seus produtos. “A carne de frango catarinense está entre as melhores do mundo e SC é rigorosa no atendimento aos consumidores brasileiros e de mais de 100 países. Tenho certeza que podemos ficar tranquilos sob o ponto de vista da produção e da seriedade daqueles que trabalham neste setor”, afirmou.

Segundo Saretta, o próprio documento da autoridade sanitária europeia  diz que se o Brasil pagar uma sobretaxa poderia exportar aves de forma normal. “Esta é uma prova de que a questão não é sanitária. Se houve em algum momento problema localizado, que seja equacionado pontualmente e não com a penalização de todo o sistema produtivo”.

O parlamentar disse que é preciso também cobrar insistentemente o governo catarinense para que se some ao esforço do governo nacional para o quanto antes por fim ao embargo. Temos uma tradição da agroindústria, do pequeno produtor, da mão calejada, daquele a quem queremos homenagear no dia 1º de Maio e que está apreensivo. Já tivemos férias coletivas, talvez o primeiro passo para depois serem sucedidas as demissões”, lamentou.

 


Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar