Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/10/2021 - 18h10min

Saretta diz que Guerra do Contestado precisa ser lembrada para não repetir os erros do passado

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O deputado Neodi Saretta (PT) destacou na tribuna os 109 anos da Guerra do Contestado, que é celebrado nesta sexta-feira (22) e pediu que o Estado promova ações para lembrar deste conflito que matou milhares de pessoas. A solicitação foi encaminhada à Fundação Catarinense de Cultura com o objetivo de manter a manter vivo o conflito do Contestado e a memória dos que resgataram a história. "Por muitos anos não se falou sobre a Guerra do Contestado, portanto é preciso, manter viva a história do conflito, a memória dos que resgataram esta história, e a memória dos que lutaram na guerra."

O deputado, que é autor da Lei que Instituiu o 22 de outubro de 2012 como o Centenário do Contestado, destacou o município de Irani, berço do Contestado, e também enalteceu o historiador Vicente Telles, um dos maiores historiadores do conflito.

Saretta disse ainda que a data precisa ser lembrada para que as pessoas conheçam a história e possam entender este importante episódio, para a construção das características sociais, econômicas e políticas do território catarinense. "A data de 22 precisa ser lembrada e não comemorada, pelo contrario, é para lamentar o conflito e não repetir os erros do passado."

Ao final Saretta salientou que a Guerra do Contestado gerou muitos problemas sociais e que foi, inclusive, um dos primeiros movimentos sociais na luta pela terra.

A Guerra do Contestado aconteceu entre os anos de 1912 e 1916, na fronteira dos estados do Paraná e Santa Catarina. O episodio envolvendo a disputa de terras na região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. A construção da ferrovia atraiu milhares de pessoas, mas, logo após a inauguração, os trabalhadores ficaram desempregados, provocando uma crise social.

 

Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
Email: imprensasaretta@gmail.com
Fone: (48) 3221 2664
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina - Palácio Barriga Verde - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar