Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/08/2017 - 15h57min

Saretta diz que crise econômica e importação impactam preço do leite

Imprimir Enviar

O deputado estadual Neodi Saretta (PT/SC) afirmou que a crise econômica, que reduz o poder aquisitivo da população, e as importações de grandes quantidades da Argentina e do Uruguai têm contribuído para a queda do preço do leite pago ao produtor.

“A queda no consumo diminuiu, pois caiu o poder  de compra e o item começou a ser riscado da lista”, lamenta o deputado. Segundo ele, o inverno é uma época de “vacas gordas” para a produção leiteira, mas pela primeira vez em 10 anos houve uma redução de R$ 0,06 no valor do litro pago ao produtor.

Saretta comentou que o arrocho econômico, o desemprego e a redução drástica dos programas sociais afetaram diretamente o consumo do leite. Com relação às importações, Saretta formalizou pedido junto à Secretaria de Estado da Agricultura sobre o histórico das importações de Santa Catarina desde 2014, de leite in natura e em pó. Também questionou se existe controle na divisa do estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina relativo à importação e ao comércio do produto.

“Este período de instabilidade penaliza os produtores catarinenses porque não sabem quanto irão receber ao final do mês”, ressaltou Saretta. O deputado lembrou que tramita na Casa um projeto de lei de sua autoria, que obriga as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios a informarem aos produtores de leite - na ocasião do pagamento - sobre o valor mínimo a ser pago pelo litro  no mês subsequente. Este projeto teve apoio de Câmaras de Vereadores, que se manifestaram com moções e, por isso, o deputado reiterou a importância das Comissões da Alesc o analisarem para que seja aprovado o quanto antes.

“Essa medida vai tornar possível aos produtores, grande parte deles de pequeno porte, optarem pela empresa que oferecer melhores preços pelo alimento, tendo em vista que atualmente a informação só é conhecida no momento do pagamento da produção mensal. O produtor, sabendo quanto irá receber ao final do mês, poderá ser organizar para não ter surpresas”, ressaltou.

--

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar