Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/05/2013 - 10h43min

Saretta defende fortalecimento das audiências do orçamento regionalizado

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta (PT). FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Neodi Saretta manifestou mais uma vez no Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que as audiências do orçamento regionalizado devem ser fortalecidas. “É um dos poucos mecanismos, senão o único, de participação direta da sociedade no governo e nós não devemos terminar com ele”, diz Saretta, que na semana passada participou das reuniões realizadas nas regiões Oeste e Extremo-Oeste. “Mais uma vez pude testemunhar a importância do processo, da participação popular no debate”, disse.

Segundo ele, é preciso fazer ajustes e o principal deles é definição de quanto de recursos seria possível destinar às audiências. “Não apenas fazer um orçamento impositivo, porque poderíamos, além de ter um problema de constitucionalidade, haver uma alegação de engessamento do governo. O ideal é realmente definir um valor e executá-lo”, afirmou.

Saretta contou que a experiência foi aplicada com êxito no governo municipal, quando foi prefeito de Concórdia. “Não podemos fazer o jogo daqueles que não querem. É importante rediscutir e sugiro que a gente promova uma grande discussão e a partir do próximo ano, termos efetivamente os valores definidos.”

O deputado sugere o aproveitamento das reuniões que estão tendo agora para aprimorar o programa, inclusive sobre a necessidade ou não de reduzi-las, para que nos próximos calendários possam ser melhor aproveitadas.

No segundo momento de sua fala, Saretta comemorou os 48 anos do Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia completados neste mês de maio. A história da instituição começa pela criação como Ginásio Agrícola, em 1965, que passa a Colégio Agrícola, tornado-se Escola Agrotécnica Federal.Desde dezembro de 2008 faz parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, denominando-se Campus Concórdia.

Hoje o IFC oferece vários cursos, entre eles de Técnico em Alimentos e Técnico em Agropecuária Integrados ao Ensino Médio; Técnico em Informática Subseqüente ao Ensino Médio; Bacharelado em Medicina Veterinária; Engenharia de Alimentos,;Tecnologia de Alimentos; Licenciatura em Matemática e Física; Pós-graduação em Gestão de Tecnologia da Informação, além de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e Educação de Jovens e Adultos (Proeja). O número de matriculados é de 1.211 alunos, divididos entre cursos técnicos integrados e subsequentes, nos de formação continuada e educação de jovens e adultos, nos cursos superiores, nas pós-graduações e no Pronatec.

“Durante toda a existência, o IF Catarinense – Campus Concórdia tem buscado levar educação e ensino de qualidade, de forma pública e gratuita, a toda a comunidade da região”, disse Saretta. E este, continua sendo o compromisso da instituição, preocupada sempre em atender as demandas regionais, formando profissionais capacitados para o mercado de trabalho.

Juliana Wilke - Assessoria da Bancada
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar