Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/07/2020 - 17h40min

Saretta defende centralização da compra de sedativos pela União

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) defendeu, nesta terça-feira (14), durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa, que as compras de anestésicos para intubação dos pacientes com coronavírus sejam centralizadas pelo Ministério da Saúde e depois distribuídas aos estados. Houve uma sinalização, nesta segunda-feira (13), durante reunião com a Comissão de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara Federal, representantes do Ministério da Saúde e dos Conselhos Nacional e Estadual de Secretários (Conass e Cnasems), de que isto é possível.

“Mas esperamos que estas aquisições sejam realizadas imediatamente, pois precisávamos destes insumos há 10 dias. Os estoques estão zerados”, alertou o deputado.

Segundo ele, a taxa de ocupação dos leitos de UTI e as internações aumentaram drasticamente e nem o estado, nem os hospitais estão conseguindo adquirir os sedativos devido à alta procura e a disparada dos preços. “Alertamos o governo diversas vezes, em nossas reuniões da Comissão de Saúde, da falta de medicamentos. Esperamos um socorro do governo federal.”

Saretta disse que não dá para deixar as compras por conta das Secretarias de Estado de Saúde, pois envolvem negociações internacionais e corre-se o risco de ver aquilo que aconteceu com os respiradores: cada secretaria tentando dar um jeito, os preços disparando e vários governadores respondendo por CPIs.

“Santa Catarina vive o pior momento da pandemia, além da questão dos anestésicos, temos o aumento dos casos da doença, o altíssimo índice de ocupação de leitos e a falta de insumos para a realização de exames no Lacen”, acrescentou. Ele disse que alguns hospitais já atingiram 100% da ocupação, que há pacientes se deslocando 500 km em busca de uma UTI e que, por isso, além do aumento de leitos, é preciso distribui-los pelas regiões.

Ainda durante a reunião, Saretta informou que o Ministério da Saúde se comprometeu em encaminhar, até quarta-feira (15), 240 monitores para leitos de UTI. Eles serão agregados aos respiradores para que se possa ampliar a capacidade no estado.

 



Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar