Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/05/2015 - 14h57min

Saretta comemora certificação de zona livre de peste suína clássica recebida por SC

Imprimir Enviar
Deputado Neodi Saretta FOTO: Yuri Santos/Agência AL

O deputado Neodi Saretta (PT) destacou na manhã desta quinta-feira (28), no Plenário da Assembleia Legislativa, que Santa Catarina recebe hoje o certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de zona livre de peste suína clássica. Saretta parabenizou o trabalho realizado pelos servidores da Cidasc na área de vigilância sanitária animal.  “Para impedir a contaminação do rebanho, a Cidasc mantém 63 barreiras permanentes nas divisas do Estado”, disse. Santa Catarina é o maior produtor e exportador nacional de carne suína, com produção em torno de 850 mil toneladas. O deputado ressaltou a importância para a produção de alimentos e a estratégia dos países que não podem estabelecer barreiras comerciais em função da Organização Mundial do Comércio (OMC) e então criam barreiras sanitárias para limitar a importação. “Portanto, mais do que nunca devemos estar atentos à questão sanitária da produção de alimentos”, afirmou.

Segundo Saretta, que é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Suinocultura Catarinense, recém criada na Alesc, esta certificação traz alento ainda maior para o setor. A peste suína é uma doença hemorrágica que atinge apenas os suínos, sem possibilidade de transmissão ao ser humano, mas é uma exigência mundial. “Por isso, receeber esse certificado representa mais abertura para o mercado internacional.”

De acordo com o parlamentar, a ministra da Agricultura, Katia Abreu, declarou que o reconhecimento internacional da zona livre de peste suína clássica demonstra a responsabilidade e o cuidado que o Brasil tem mantido na área da defesa sanitária. “Espero que estes cuidados permaneçam e se intensifiquem para que SC continue produzindo alimentos para o Brasil e para o mundo, quando tiver excedente. Isso possibilita a entrada de recursos que beneficiam outras áreas da economia.”

Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Neodi Saretta


Neodi Saretta
Voltar