Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/11/2021 - 17h23min

Sandra Bordignon recebe homenagem por serviço voluntário aos migrantes

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz e Sandra Bordignon FOTO: Luca Gebara

O deputado Fabiano da Luz (PT) homenageou a pesquisadora da migração no estado Sandra Bordignon com a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense, nesta segunda-feira (29), durante sessão solene na Alesc. Em 2013, ela começou a ministrar aulas de português para os primeiros haitianos que chegaram em Nova Erechim, no Oeste catarinense.   

“Sandra representa todos aqueles voluntários que se dedicam a ajudar os imigrantes que chegam em Santa Catarina e que precisam de um apoio, de um suporte, de uma atenção. Sandra presta um trabalho importante de humanidade, compaixão e solidariedade”, enfatizou o deputado Fabiano. 

Sandra fez parte do Grupo de Trabalho dos Imigrantes na Assembleia nos anos de 2019 e 2020. Um dos resultados dessas atividades foi a Lei 18.018/2020, de iniciativa do deputado Fabiano, instituindo a Política Estadual para a População Migrante.

A Comenda do Legislativo Catarinense é a principal homenagem do Parlamento, que premia personalidades e instituições de destaque social e econômico em benefício do estado.

Quem é Sandra Bordignon
Pesquisadora da migração em Santa Catarina, onde iniciou em Nova Erechim, em 2013, ministrando aulas de português voluntariamente para os primeiros 48 haitianos que chegaram na cidade.

Coordenou o grupo Geirosc (Grupo de Estudos sobre Imigração na Região Oeste de Santa Catarina) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), de 2014 a 2020, estudando também "A inserção dos imigrantes haitianos nos espaços escolares e não escolares no Oeste de SC", gerando, assim, sua dissertação do mestrado na Unochapecó.

Membro da Comissão Pró-Haiti na UFFS e da Comissão Pró-imigrante, Sandra é voluntária no Serviço de Pastoral do Migrante do Brasil e tem defendido a criação de comitês de apoio aos imigrantes nas cidades onde eles residem, prestando assessoria juntamente com o Gairosc (Grupo de Apoio ao Imigrante e Refugiado do Oeste de Santa Catarina).

Este programa tem como objetivo acolher, apoiar e atender imigrantes, refugiados e apátridas em situação de vulnerabilidade e fortalecer a rede de atendimento e apoio aos imigrantes na região Oeste.

 

Assessoria Parlamentar de Comunicação
Telefone/WhatsApp: (48) 98823-0043
www.fabianodaluz.com.br

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar