Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2018 - 16h50min

Rota Turística Caminhos de Santa Paulina é apresentada por Milton Hobus

Imprimir Enviar
Deputado Milton Hobus apresentou na Alesc projeto de lei para criar a rota

Com população católica de cerca de quatro milhões de pessoas, Santa Catarina se tornou roteiro turístico religioso. O estado possui um santuário em homenagem a primeira santa canonizada após se doar para Santa Catarina. Até a cidade recebeu nome em homenagem a religiosa, Nova Trento, já que Santa Paulina como ficou conhecida era natural de Trento na Itália.

O santuário recebe por ano cerca de um milhão de pessoas. Eventos durante o ano inteiro tornaram o empreendimento em ponto de encontro para católicos do Brasil inteiro. Todos os anos, fieis também participam da peregrinação, que inicia no Litoral e segue até o santuário. O percurso é de mais de 65 quilômetros, realizado a pé. O trajeto fica entre Itajaí e Nova Trento.

Diante desse grande movimento religioso, o deputado estadual Milton Hobus (PSD) protocolou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o Projeto de Lei “Rota Turística Caminhos de Santa Paulina”. O objetivo é garantir mais atenção do poder público ao município de Nova Trento, mas também para uma faixa que compreende todo Litoral Norte e Vale do Itajaí. “A ideia é que as pessoas possam fazer esse caminho, que antigamente era feito por Madre Paulina,” reforçou.

Para Hobus, o PL assegura fomentar o turismo baseado nas vocações econômicas e religiosas, conservar a cultura típica e tradições religiosas, estimular investimentos que agreguem valor aos serviços prestados, promoção dos eventos oficiais do município, religiosos e festas do Santuário de Santa Paulina, articular ações de governo e difundir os principais eventos, como Aniversário de Dedicação ao Santuário, Aniversário de Canonização, Festa Litúrgica, Beatificação, entre outras ações promovidas pela Congregação  das Irmãzinhas da Imaculada Conceição.

A motivação para apresentar o projeto de lei, foram os relatos do historiador, Isac de Borba Correa, de Balneário Camboriú. Escritor, catalogou todo trajeto feito por Santa Paulina e defende a importância de instituir o roteiro religioso para o estado. De acordo com Milton Hobus,  é notória a importância do santuário para o fomento da região. “Além do turismo religioso, existem as festas que promovem a inclusão cultural, trazidas desde a colonização e que precisam ser preservadas”, destacou.

Conforme Hobus, o santuário conta com atividades extras aos visitantes, como as feiras, o Parque das Colinas, um teleférico e o Museu de Cera. Sem falar que o visitante conhece toda historia de vida e dedicação aos doentes, que Amábile Lúcia Visinteiner, conhecida como Santa Paulina teve ao longo da vida, em terras catarinenses.

Para o coordenador de Sustentabilidade Marcos Jaboski, o turismo não pode ser pensando de forma isolada, mas sim, regionalizado. Jaboski lembrou que o santuário está a pelo menos 40 quilômetros de distância da BR-101 e 80 quilômetros de dois aeroportos internacionais e próximo à faixa litorânea.

“Esses roteiros nós queremos ir ampliando, então essa possibilidade, dessa historia que Santa Paulina esteve em Balneário, passou por Tijucas, veio pelo interior, São João Batista e chegou a Nova Trento, fez essa caminhada, é um roteiro que estamos formalizando”, explicou.

Além disso, o diretor destacou que o roteiro já realizado por muitas pessoas tem que se tornar cada vez mais conhecido e potencializar a oficialização do trajeto é muito importante. Jaboski comemorou a iniciativa.

RECEBA NOTÍCIAS COMPLETAS VIA WHATSAPP. SALVE O NÚMERO (48) 99120 0858 E MANDE UMA MENSAGEM COM NOME E CIDADE.

Assessoria de Imprensa - Milton Hobus
Deputado Estadual - PSD
Paulo Cesar Santos
MTE/SC 05812 - JP
48 3221 2949
48 9911 0153
48 9141 0880

Voltar