Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/06/2013 - 13h45min

Reunião define ações para desassoreamento da Barra do Rio Mampituba em Passo de Torres

Imprimir Enviar
Reunião ocorreu no Gabinete da Presidência da Assembleia. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Audiência articulada pelo deputado Dirceu Dresch (PT), presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura, reuniu no fim da tarde de ontem (19) deputados, representantes do governo do Estado e do município de Passo de Torres para encaminhar uma solução que viabilize o desassoreamento da Barra do Rio Mampituba, no Extremo Sul do estado. A reunião aconteceu na sala da Presidência da Assembleia Legislativa.

Foi uma reunião com peso político e encaminhamentos concretos, conforme informa Dresch. O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, assumiu compromisso de enviar uma equipe da Cidasc a Passo de Torres nos próximos dias. Essa equipe deve fazer um levantamento da situação e verificar se os equipamentos de dragagem que o Estado possui têm condições de executar a retirada da areia ou se será preciso contratar um serviço especial.

“Até o final da semana teremos esse retorno. Também será averiguada a necessidade ou não de licenças ambientais e o custo da obra. Essa é uma situação de urgência que não pode mais ser postergada, por isso convocamos todos os envolvidos”, explica Dresch.

Além do secretário adjunto, participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli; o prefeito de Passo de Torres, Juarez Godinho Scheffer, e o vice-preito, Paulo Cordeiro; o vereador Jonas Gomes de Souza (PT); o presidente da CDL, jornalista Valmoci de Souza e o  presidente da Colônia de Pescadores, Adriano Joaquim. Os deputados José Milton Scheffer (PP), Ana Paula Lima (PT), José Nei Ascari (PSD), Jailson Lima (PT) e Valmir Comin (PP) também marcaram presença e defenderam a realização da obra.

A pesca responde por 60% da economia de Passo de Torres e a última obra no canal foi realizada em 2007. Segundo Adriano Joaquim, são necessários pelo menos 3 metros de profundidade na foz do rio para a passagem segura das embarcações, que possuem até 20 metros de comprimento. A altura dos molhes, que formam o canal, é apontada como uma das causas do assoreamento que prejudica os pescadores de Passo de Torres e região. Os bancos de areia colocam as embarcações em risco na entrada e na saída do canal da Barra do Rio Mampituba. Vários pescadores já tiveram graves prejuízos e perda de embarcações, conforme relatos das autoridades.

Dresch, que há poucos dias realizou uma audiência pública no município sobre a questão, defendeu o aumento dos molhes no canal. Um levantamento aponta custos na ordem de R$ 13 milhões para essa obra. “Há demandas urgentes, que precisam de respostas. A mais urgente agora é o desassoreamento. A ampliação do molhes é a segunda etapa, e vamos buscar esse recurso via governo federal”, disse.

Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch – PT/SC
(48)9944 0190

Voltar