Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/07/2015 - 15h00min

Região de Capinzal: Valduga viabiliza instalação de um polo da Udesc

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga e reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Souza, em reunião em Capinzal FOTO: Udesc

Em reunião na Casa do Cidadão, em Capinzal, o deputado Cesar Valduga trouxe para o debate junto a reitoria da Udesc, a necessidade da instalação de um polo Ensino a Distância para a região 

O deputado Cesar Valduga (PCdoB) se reuniu na Casa do Cidadão com os prefeitos de Capinzal, Ouro e Zortéa, ao lado do reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, com a representante da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Carmem Pandini do Ministério da Educação, com a gerente de Educação da Regional de Joaçaba, Seila Ribeiro, e representantes de entidades e comunidade civil para discutir a possibilidade de instalação de um polo Ensino a Distância (EAD) da Udesc na região.
O deputado pontuou a necessidade de um polo da Udesc via UAB para oportunizar não somente aos jovens, mas a todos que têm interesse em ingressar no Ensino Superior, no sistema de ensino a distância. “Precisamos trazer um polo da Udesc para a região com cursos vocacionados, para que possamos fortalecer nosso Oeste, para que os nossos jovens e os futuros professores não saiam da nossa região. Esse é o nosso objetivo. Temos um desafio imenso pela frente, mas vamos unir as nossas energias em prol do mesmo sonho e trazer um polo da Udesc para cá”, assinalou o deputado.
O reitor da instituição, Antonio de Sousa, apresentou um panorama da universidade e disse que atualmente a Udesc é uma das melhores universidades públicas do país. Das 200 universidades mais bem classificadas, a Udesc está na décima colocação. “Temos novas tecnologias, modelos de ensino mais inovadores. Tudo isso porque entendemos que muitas pessoas gostariam de ter acesso ao Ensino Superior, mas tem dificuldade de se locomover até a sala de aula”, reforçou.

Parcerias
Nesse sentido, a instituição tem criado parcerias com Ministério da Educação (MEC) para viabilizar projetos via UAB, em que o aluno vai uma vez por semana à universidade. Para a região, o reitor apresentou a possibilidade de abrir três novos cursos: Administração Pública, Informática e Biologia. “Temos um panorama positivo, temos de somar os esforços, precisamos de um espaço e com ajuda das prefeituras vamos conseguir realizar o sonho dos nossos filhos", disse o reitor.
A representante do Ministério da Educação, Carmem Pandini, parabenizou o deputado pela iniciativa de dialogar junto às prefeituras, governo do Estado e entidades, com o objetivo de articular responsabilidades para a implantação do polo. “Não é possível perceber o desenvolvimento econômico sem que haja o incentivo na educação. A EAD é tão importante quanto a presencial. A demanda justificada, o interesse e uma universidade disponível, já é possível fazermos a instalação. Precisamos oportunizar o acesso ao ensino superior nos locais mais remotos”, pontuou.

Encaminhamentos
Depois do encontro, o deputado Cesar Valduga organizou uma comissão representativa para debater junto à Udesc, MEC e prefeituras como articular o espaço físico, computadores, gestores e materiais necessários para a instalação. O próximo passo serão reuniões com a comissão representativa que debaterá a viabilidade.
Os prefeitos de Capinzal, Ouro e Zortéa já disponibilizaram o espaço físico para a instalação do polo. “Vamos trabalhar todos juntos para que consigamos trazer a Udesc o mais rápido possível para a região e ter a felicidade de inaugurá-la ainda neste ano”, finalizou o deputado.
Para a instalação do polo, a Udesc precisa dispor de uma infraestrutura adequada, a criação da lei do polo de apoio presencial da UAB e garantia orçamentária via Estado ou prefeituras para a manutenção.

Voltar