Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/03/2019 - 16h47min

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Florianópolis terá nova diretoria

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

Com apoio do deputado João Amin (PP), na próxima sexta-feira a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Florianópolis realiza, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a posse de sua nova diretoria, encabeçada pela senhora Wanda Catharina Teixeira de Mello.

A RFCC de Florianópolis foi criada pela senhora Ina Tavares Möelmann em 1961, como uma entidade filantrópica, onde as mulheres visitavam pacientes com câncer em hospitais da cidade. Além de palavras de estímulo e consoladoras, elas levavam material de higiene pessoal para os pacientes mais necessitados e seus acompanhantes.

Atualmente a RFCC Florianópolis conta com 47 voluntárias que atendem nos diferentes setores, duas médicas voluntárias, uma médica contratada, uma enfermeira contratada, uma técnica de enfermagem contratada, uma assistente de diretoria, uma técnica de informática e uma faxineira contratadas. Quanto ao atendimento foram 7.525 mulheres atendidas (compreendendo em pacientes novas; retornos; avaliação da mama; alteração de mama; não coletados e receitas) no ano de 2018, sendo uma média mensal de 450 pacientes atendidas.

Ainda com relação aos atendimentos realizados pela RFCC Florianópolis, se propõe amenizar o problema social de saúde, seja por falta de acesso ao sistema privado ou público, uma vez que atende gratuitamente mulheres residentes em Florianópolis, na Grande Florianópolis e municípios vizinhos, para a realização do exame de Papanicolaou e/ou avaliação da mama, suprindo a carência dos postos de saúde. E ainda faz atendimento de detentas do Presídio Feminino de Florianópolis, semanalmente; também suprindo a falta do atendimento no sistema.

Quanto aos setores da entidade, um deles é o setor educativo, que ministra palestras de março à novembro, sempre que solicitadas. O mês de maior atividade nesse setor é sempre em outubro, devido ao Outubro Rosa, porém, há que se lembrar que a entidade realiza seu trabalho de janeiro à dezembro e que as palestras de conscientização também são oferecidas durante o ano todo.

Outro setor de extrema importância é o setor social, que promove eventos e ações que possam angariar fundo financeiros para serem revertidos na manutenção e continuidade dos trabalhos oferecidos pela entidade, uma vez que não existe renda fixa (apadrinhamento e/ou parceiro fixo) para manter o pagamento dos funcionários, despesas, encargos e/ou gastos mensais. Para tanto as próprias voluntárias de cotizam pagando mensalidade, promovendo e abastecendo eventos e solicitando colaboração espontânea mensal de amigos.

Diretoria
Presidente - Wanda Catharina Teixeira de Mello
Vice Presidente - Neuza Silveira dos Santos
1º Secretária - Sandra Regina Azevedo Grigolo
2º Secretário - Sônia Locatelli Regis
1º Tesoureiro - Danilo Dutra Barreto
2º Tesoureira - Elizabeth Callado de Oliveira Carreirão

O que: Posse diretoria da Rede Feminina de Combate ao Câncer
Quando: 15 de março de 2019, às 18 horas
Onde: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wrigth, ALESC - Palácio Barriga Verde


Gabinete Deputado João Amin
Assessoria de Comunicação - 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar