Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/09/2017 - 08h19min

“Queremos o fim dos apagões”, afirma Dresch, ao votar projetos da Celesc

Projetos foram aprovados em Plenário nesta quarta-feira, 27
Imprimir Enviar
Dirceu Dresch

Os deputado estaduais aprovaram em plenário os projetos de lei 212/2017 e 213/2017, que autorizam o governo do Estado a oferecer contragarantias em  operações de crédito a serem firmadas pela  Celesc com Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a  Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os financiamentos totalizam 345 milhões de dólares, cerca de  R$ 1,1 bilhão. Os recursos serão investidos em um programa de infraestrutura energética.

O líder do PT, deputado Dirceu Dresch, fez ampla defesa da matéria, destacando que o plano de investimentos inclui modernização da rede de distribuição da energia elétrica no meio rural e elogiou a mobilização dos trabalhadores da Celesc pela aprovação da proposta.

"Apoiamos esse projeto porque queremos uma solução para os apagões de energia no interior. É um projeto em prol da Celesc pública e a participação dos  trabalhadores mostra isso. Esse investimento é importante para adequar as metas da Celesc e prepará-la para a renovação da concessão por parte Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e garantir que a empresa garanta estrutura que suporte o desenvolvimento do estado em todas as regiões. O plano de investimentos contempla a construção de subestações, linhas de transmissão e a reestruturação da rede elétrica no meio rural, que necessita da substituição da rede monofásica pela trifásica."

O deputado também destacou as condições do empréstimo que a Celesc vai contrair "É o melhor entre todos os financiamentos que o Estado vai contrair. Juros de 2,5% ao ano, prazo de carência longo e  25 anos para pagar.  Para comparação,  o empréstimo que o governo está buscando para executar o Fudam vai cobrar juros de 14%.  Além disso, a Celesc tem capacidade financeira para honrar o compromisso."

O projeto será enviado agora para sanção do governador Raimundo Colombo.

Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Dirceu Dresch - Líder do PT
Fone/Whatsapp: (48) 99944-0190

Voltar