Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/03/2015 - 14h20min

Deputado Valdir Cobalchini quer rede elétrica trifásica nas áreas rurais

Imprimir Enviar
Cobalchini já tratou do assunto com o presidente da Celesc, Cleverson Sievert.

O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) apresentou indicação, pedindo que o governador Raimundo Colombo inclua no orçamento do Estado recursos para transformação das redes de energia elétrica monofásicas, existentes nas áreas rurais do Estado, em trifásicas. O assunto também já foi levado pelo deputado ao presidente da Celesc, Cleverson Sievert.

Existem cerca de 40 mil quilômetros de redes monofásicas em todo o Estado, atendendo cerca de 70 mil famílias. A Celesc, de acordo com o deputado, já possui um plano de modificação dessas redes, mas para isso precisa de um aporte de recurso do governo do Estado. “Minha indicação é para que o governador inclua esses recursos no orçamento do Estado”, explica Cobalchini.

Cada quilômetro de rede trifásica, conforme a Celesc, tem um custo de R$ 45 mil e a implantação do programa de transformação pode ser executado em parceria entre a estatal, o governo do Estado e os agricultores. “Vamos discutir com o secretário de Agricultura, Moacir Soplesa, e com o governador a melhor forma desse programa chegar até os nossos agricultores”, completa.

Na avaliação do deputado, a transformação dessas redes proporcionará uma  melhoria na qualidade da energia, economia na aquisição de equipamentos trifásicos e desenvolvimento das áreas rurais. “Hoje os agricultores não conseguem ter um equipamento trifásico para melhorar suas condições de trabalho porque não existem redes nas áreas rurais”, justifica.

 

Voltar