Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
14:00 Sessões - Seminários - Eventos
Ao vivo

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/09/2015 - 17h52min

Proposta cria o Sistema Cicloviário de Santa Catarina

Imprimir Enviar
Deputado João Amin

O Deputado João Amin (PP) apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa que cria o Sistema Cicloviário no Estado de Santa Catarina. A ideia tem ampla abrangência, mas basicamente impõe a integração aos sistemas viários e de transporte dos municípios catarinenses, de modo a incentivar e alcançar a utilização segura da bicicleta como veículo de transporte.

A proposição está fundamentada nos princípios da acessibilidade universal; segurança nos deslocamentos das pessoas; equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros; eficiência, eficácia e efetividade na circulação de pessoas; dignidade da pessoa humana; desenvolvimento sustentável; integralidade em saúde; e gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação.

Entre os muito pontos do projeto destaque para a urgente implantação de estacionamento de bicicletas em terminais, edifícios públicos, empresas concessionárias/permissionárias de serviço público, escolas, universidades, faculdades e centros tecnológicos estaduais, praças e parques. Acessibilidade, ciclo-rota e atividades educativas também são abordados na proposta, que vaio ao encontra das ideia da União dos Ciclistas do Brasil (UCB).

Em sua justificativa o parlamentar salienta que um dos maiores problemas enfrentados pelas grandes cidade é a mobilidade urbana e isso faz com que o Poder Público precise encontrar melhores formas de incentivar o cidadão ao uso de outros meios de transporte. "Acredito que um dos principais modais  de transporte que devem ser fortalecidos é o cicloviário, que além de ser ambientalmente sustentável ainda incentiva a prática de exercícios", afirma o deputado.

De acordo com o parlamentar é importante que cidades de menor densidade populacional comecem a pensar sua mobilidade nesta direção e inserir definitivamente a bicicleta como meio de transporte. "Ao contrário do que fazem as grandes cidade catarinenses, que começam a ponderar estas opções depois que o problema já está instalado, nossa intenção é que os pequenos municípios se planejem nesta direção, de forma a estarem organizados quando os problemas de mobilidade virarem uma realidade".

Gabinete Deputado João Amin
Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Assessoria - 3221 2745 ou 99731314

Acompanhe João Amin


João Amin
Voltar