Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/07/2016 - 16h38min

Projeto que limita plantio de árvores junto à rede elétrica será votado nesta terça

Imprimir Enviar
Deputado Dirceu Dresch

"É uma questão que precisa ser resolvida, ou se tem árvore ou se tem fornecimento de  energia elétrica estável. Energia e mato não dá casamento", afirma deputado Dirceu Dresch, autor do projeto

O projeto do deputado Dirceu Dresch (PT) que fixa limites para o plantio de árvores exóticas, como pínus e eucalípto, próximo à rede de distribuição de energia elétrica será votado em plenário nesta terça-feira (26).  Dados apurados mostram que mais de 50% das interrupções no sistema de distribuição de energia, principalmente na área rural, têm como causa o contato de árvores de reflorestamento com a rede energizada.

O PL 71/2015, de autoria do deputado Dirceu Dresch, já foi aprovado em todas as comissões e não sofreu emendas.  A proposta determina que o plantio de  árvores exóticas (pínus e eucaliptos) respeite uma distância mínima de 20 metros em relação às linhas de distribuição.

"É uma questão que precisa ser resolvida, ou se tem árvore ou se tem fornecimento de  energia elétrica estável, porque energia elétrica e mato não dá casamento. Um vendaval ou uma simples casca do caule do eucalipto que se desprenda e caia sobre a fiação faz toda a rede cair, gerando prejuízos incalculáveis para comunidades de  agricultores familiares, que ficam sem energia elétrica para tocar os equipamentos da propriedade, e também para os moradores das cidades. Queremos o interior com gente, para isso o Estado deve impor regras que garantam a segurança energética para todos", justifica Dresch.

O projeto recebeu manifestação de apoio da Celesc, de cooperativas de eletrificação rural, de várias entidades ligadas à agricultura familiar, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul)  e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), além de câmaras de vereadores de todas as regiões do estado.

Treze Tílias:
Na última quinta-feira (25),  Dresch esteve na Câmara de Vereadores de Treze Tílias para falar sobre o projeto, durante audiência pública promovida pela União dos Vereadores do Meio-Oeste (Uvemoc), que debateu os problemas no fornecimento de energia elétrica no interior. A proposta recebeu o apoio de todos os presentes, incluindo representantes das prefeituras da região, vereadores, comerciantes e empresários. "Nossa proposta é fruto da reivindicação da sociedade, principalmente dos pequenos municípios do interior que sofrem com os apagões. O que ouvimos aqui  é o mesmo apelo que escutamos em todas as regiões do estado, todos apoiam o projeto", frisou Dresch.


Assessoria de Imprensa
Deputado Dirceu Dresch - PT/SC
(48) 9944 0190

Voltar