Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2017 - 17h31min

Projeto obriga bares e restaurantes a servirem água potável gratuitamente

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon

Projeto tramita na Assembleia Legislativa e foi apresentado pelo deputado Serafim Venzon (PSDB)

A água potável deve ser servida de forma gratuita aos clientes de bares e restaurantes de Santa Catarina. É o que pede um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa. A proposta é de autoria do deputado Serafim Venzon (PSDB) e pede que os estabelecimentos forneçam a água sempre que o cliente pedir.

O projeto de Venzon obriga restaurantes, bares, cafés, hotéis e casas de shows mantenham recipientes com água potável sobre as mesas ou em local de fácil acesso para o consumo dos clientes. Esta lei já foi aprovada e está em vigor no estado do Rio de Janeiro, Distrito Federal e em algumas cidades, como Belo Horizonte.

O objetivo do projeto é garantir hábitos mais saudáveis e proteger a saúde do consumidor. “Os estabelecimentos citados no projeto geralmente vendem bebidas alcoólicas. A disponibilização gratuita da água possibilitará que os clientes consumam água conjuntamente com a bebida alcoólica, sem pagar a mais por isso, contribuindo assim para a diluição da quantidade de álcool no sangue”, explica deputado Venzon, que também é médico.

Venzon também salienta que alguns estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas pedem um preço abusivo na garrafa de água. “Em alguns locais, os estabelecimentos cobram  por uma garrafa de água mineral o equivalente a um litro de bebida alcoólica, sendo que no mercado “comum” os preços são bem diferentes”, destaca. O projeto de Venzon não impede os estabelecimentos de venderem qualquer tipo de bebida, apenas busca garantir que sempre existirá água potável filtrada grátis disponível para quem desejar.


Assessoria de Imprensa
Ana Maria Leal da Veiga
Deputado Serafim Venzon
(48) 9633-4105
(48) 3221.2717

Voltar