Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/09/2013 - 16h26min

Projeto de Luciane institui a Política Estadual de Preservação do Patrimônio Escolar em SC

Imprimir Enviar

Com o objetivo de preservar a identidade cultural e a memória escolar, a deputada Luciane Carminatti (PT) apresentou o projeto de lei 371/2013, que institui a Política Estadual de Preservação do Patrimônio Escolar em Santa Catarina. O projeto de lei foi elaborado juntamente com professores de instituições de ensino superior.

Luciane explica que se verifica em todo o Estado a ausência de políticas públicas para a preservação dos acervos escolares. “Lamentavelmente, nossas escolas catarinenses não têm se constituído como lugares privilegiados para o cultivo de uma memória que contribua para a construção de uma cultura política democrática”.  A parlamentar ressalta a precariedade em que se dá a preservação dos acervos, em função do descarte dos documentos e utensílios escolares.

O projeto prevê a preservação de acervos como relatórios, jornal escolar, diários de classe, ficha comulativa, livro termo de visita do inspetor escolar, planta da escola, histórico escolar, registro de cardápio, livro caixa escolar, livro de castigo, projeto pedagógico, plano de ensino dos professores, fotografia, modelo de boletim, hino escolar, convite de formatura, entre outros materiais.


A preservação dos móveis destaca-se a sineta, globo, mimeógrafo, retroprojetor, máquina de datilografia, quadro de giz, quadro de fotografia, esquadro, e outros objetos.

Busca de apoio
No dia 24/09 a deputada Luciane esteve na Secretaria de Estado da Educação onde pediu o apoio à secretária adjunta, Elsa Moretto, para a aprovação do projeto e para auxiliar na divulgação e prática da iniciativa. “Não basta apenas aprovar a proposta, precisamos desenvolver programas para difundir a lei, tornando-a uma prática diária nas escolas estaduais”, diz Luciane.

A secretária apoiou a proposta e afirmou que ajudará a despertar a consciência nos alunos e em toda a comunidade escolar quanto à preservação e resgate da história e patrimônio escolar.
O projeto de lei está tramitando nas Comissões da Assembleia Legislativa.


Francelise Martini - Assessora de Imprensa
Mandato Deputada Luciane Carminatti
(49) 8404-3460 / (48) 9911-0347

Acompanhe Luciane Carminatti


Luciane Carminatti
Voltar