Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/04/2015 - 14h32min

Projeto de lei: Natalino sugere a criação do Programa Catarinense de Agroenergia

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare

O deputado Natalino Lázare (PR), presidente da Comissão de Agricultura, usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (8) para apresentar o Programa Catarinense de Agroenergia, que visa utilizar os dejetos de suínos para a geração de energia elétrica.
O objetivo é a produção de biogás, por meio de biodigestores, através de uma parceria com os criadores de suínos, integrados e independentes, além das Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Sustentável. Na sessão da Alesc desta quinta-feira (9), o projeto de lei foi lido no expediente, será apreciado pelas comissões de mérito e, caso seja aprovado,será o ponto de partida para a formatação do programa.
Com esta iniciativa, as propriedades poderão dar a destinação correta e sustentável aos dejetos, gerando renda para as famílias. Apesar do sistema já ser utilizado por muitos agricultores, ele ainda não é regulamentado e a Celesc não pode fazer a aquisição desta energia gerada a partir desta matriz para distribuição.
Natalino diz que os próximos passos serão dados no sentido de reunir o grupo de produtores e técnicos e ouvir as demandas existentes no setor, bem como a atual estrutura e a capacidade produtiva que este tipo de geração tem no Estado. "Vamos promover audiências entre os produtores e a Celesc e ainda fazer consultas técnicas com o auxílio da Unoesc e da UFSC para conhecermos o potencial que temos a oferecer. Posteriormente vamos colocar em prática o programa, que será modelo para o país", disse.

Felipe Schuler
Chefe de Gabinete | Comunicação
Gab. Natalino Lázare - PR
Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc)
48.3221-2638 - 48.9661-0017 - 49.9971-0373

Voltar