Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/11/2017 - 13h34min

PL incentiva implantação de hortas comunitárias nos centros urbanos

Imprimir Enviar
Deputado Natalino Lázare

Aproveitar áreas e terrenos ociosos nas cidades para cultivar hortas comunitárias. Esta iniciativa faz parte de um projeto de lei do deputado Natalino Lázare (PODE) que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A produção deve ser destinada ao consumo dos moradores do bairro e o excedente doado para instituições de caridade como asilos e albergues públicos.

De acordo com o deputado Natalino, presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural, a matéria (PL 437/2017) dispõe sobre a implantação de hortas e sistemas de compostagem comunitários nos espaços urbanos, no âmbito do Programa Horta Familiar, subordinado à Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca.

Trata-se de uma espécie de política socioeconômica urbana que visa ao cumprimento do princípio constitucional da Função Social da Propriedade. É uma forma de promover a inclusão social produtiva, realizada em cooperação entre o poder público e a comunidade no contexto urbano”, explica o parlamentar.

O deputado ressalta que os terrenos e áreas urbanas desocupadas podem representar um problema para o poder público. “A limpeza dos terrenos por particulares e a sua destinação para hortas ou sistemas de compostagem comunitários evitarão o acúmulo de lixo e a proliferação de insetos e roedores, potenciais transmissores de doenças diversas, além de implicar em menos gastos ao erário e deixar o ambiente urbano mais harmônico.

A produção de hortaliças, frutas, ervas e plantas medicinais poderá representar também a melhoria na qualidade de vida nas cidades, contribuindo para a saúde física e mental da população, além de servir como estímulo à alimentação saudável.

“A própria compostagem, além de representar uma grande vantagem para o meio ambiente, poupará trabalho ao poder público, pois eliminará considerável volume de resíduos orgânicos, a serem recolhidos, traduzindo-se numa solução para adubação das hortas sem o uso de agrotóxicos”, afirma o deputado.

 

Assessoria de Comunicação - (48) 3221-2638
Jornalistas:
- Fabian Lemos
fdeoliveiralemos@gmail.com - (48) 9 9830-9943
- Guilherme Garcia
guilherme@alesc.sc.gov.br - (48) 9 8406-4891

Voltar