Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
20/03/2014 - 15h33min

Projeto da deputada Angela Albino estimula uso de energia solar e eólica

Imprimir Enviar
Deputada Angela Albino (PCdoB)

O projeto de lei que institui a Política Estadual de Incentivo ao Aproveitamento da Energia Solar e Eólica, de autoria da deputada Angela Albino (PCdoB), foi aprovado na manhã desta quarta-feira (19) na Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa.
O objetivo do projeto é estimular os investimentos e a implantação dos sistemas de energia solar e eólica como forma de diminuir impactos no meio ambiente e diversificar a matriz energética de Santa Catarina.

A deputada Angela Albino lembrou que participou de uma missão à Feira de Cantão na China onde ouviu de um representante de uma empresa alemã que fazia promoção da energia solar um dado muito significativo para o Brasil.

"Segundo eles, o ponto do Brasil com o menor potencial para a energia solar é melhor que o melhor ponto para essa mesma modalidade energética na Alemanha," relatou a deputada. Dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar comprovam que o litoral norte de Santa Catarina apresenta irradiação solar global cerca de quatro vezes superior ao apresentado na Alemanha, país que é líder mundial do setor de aproveitamento da energia solar.

Da mesma forma nosso estado apresenta potencial para implementação de dezenas de Parques Eólicos. Estima-se, a partir de medições dos ventos distribuídos sobre o estado, que o potencial eólico, especialmente na região sudeste, apresenta uma capacidade de produção anual de cerca de 3.700 GWh.

O relator da matéria na Comissão de Finanças foi o deputado Valmir Comin (PP). Agora, o projeto segue para apreciação na Comissão de Turismo e Meio Ambiente antes de ser apreciada em Plenário.

Voltar