Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/04/2017 - 18h41min

Projeto combate falsificação de atestados e laudos médicos

Imprimir Enviar
Deputado João Amin (PP). FOTO: Divulgação

Com intuito de combater os altos índices de ocorrência de falsificação de atestados e laudos médicos em Santa Catarina, o deputado João Amin (PP) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei (PL) que versa sobre o tema. A proposta dispõe sobre a obrigatoriedade de emissão de atestados médicos digitais, chamados de e-atestados, em toda a rede hospitalar pública e privada bem como pelos médicos em geral.

Pela proposta, os atestados médicos digitais devem ser certificados por órgãos oficiais e, caso o paciente afirme não ter meios físicos de acessar o e-atestado, poderá ser emitido, além do atestado digital, o atestado em papel, com código de equivalência ao e-atestado para consulta de autenticidade.

Também fica definido pelo PL que os hospitais públicos e privados e os médicos devem se adequar à exigência no prazo máximo de um ano a partir da publicação da lei. A infração ao disposto acarretará em multa estipulada por decreto regulamentador.

Segundo o parlamentar, o projeto se justifica pela recorrente adulteração e falsificação de atestados e laudos médicos no estado. "Em vários estados da Federação esse assunto é objeto de investigação do Ministério Público. Diante desse quadro, por ser o laudo médico um documento jurídico, usado para variadas finalidades, deve ter sua autenticidade assegurada", argumentou o deputado.

Gabinete Deputado Estadual João Amin
Assessoria de Comunicação - (48) 99973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745

Voltar