Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/05/2017 - 15h05min

Proibição de pesca é adiada para 2018: vitória para pescadores artesanais

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon e outros parlamentares em reunião em Brasília

Uma mobilização encabeçada por lideranças de Santa Catarina, entre elas o deputado Serafim Venzon (PSDB), assegurou uma importante vitória aos pescadores catarinenses. Após reunião em Brasília, o Ministério do Meio Ambiente liberou, por mais um ano, a pesca de diversas espécies de peixes. A medida beneficia principalmente os pescadores artesanais de SC.

A pesca de 475 espécies de peixes estava proibida desde o mês passado, quando entrou em vigor uma portaria que proibia a atividade. A medida afetava pesca e comércio de peixes como badejo, garoupa, cherne, cação, entre outros. “Essa lei estava prejudicando demais os pescadores. Santa Catarina tem uma atividade pesqueira muito grande e muitas famílias tiram o sustento do mar. Agora eles podem exercer suas atividades em paz, sem medo de punições”, garante Venzon.

Segundo Venzon, a portaria que proibia a pesca de determinadas espécies não apresentou estudo técnico nenhum que comprovasse esta necessidade, ou o risco de extinção das espécies. Por isso, a comitiva formada por Venzon pediu que fosse feito um levantamento para verificar exatamente quais peixes correm risco de extinção e, com isso, definir novas regras para uma atividade pesqueira sustentável.

A liberação foi feita pelo ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que se comprometeu em concluir os estudos até 2018.


Assessoria de Imprensa
Ana Maria Leal da Veiga
Deputado Serafim Venzon
(48) 9633-4105
(48) 3221.2717

Voltar