Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/12/2017 - 16h47min

Prestadores de serviço de saúde terão que disponibilizar alvará sanitário de instalações ao usuário

Imprimir Enviar
Deputada Ana Paula Lima
FOTO: Solon Soares/Agência AL

Os deputados aprovaram nesta terça-feira (12) o PL 24/2017, da deputada Ana Paula Lima (PT), que trata sobre a obrigatoriedade dos prestadores de serviços de radiologia, diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, atuantes no Estado a disponibilizarem aos usuários os Alvarás Sanitários de suas instalações e equipamentos.

O projeto apresentado no início do ano surgiu a partir de reclamações durante audiência pública realizada na Alesc no ano passado, onde foram debatidos os problemas existentes sobre os mamografos em funcionamento no Estado e que atendem  ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Vigilância Sanitário no Estado haviam mamógrafos funcionado de maneira irregular considerados não aceitáveis pela órgão.

De acordo com a deputada, os usuários podem e devem ser informados pelos prestadores de serviços, entretanto, tal informação não está disponível para acesso imediato, sendo entregue apenas para aqueles que insistirem em verificar tais licenças seus equipamentos.

Para a deputada, os pacientes têm o direito a informação se os aparelhos de Raio X, mamógrafos, ultrasonografia e outros foram inspecionados e se estão funcionando adequadamente . “Queremos evitar diagnósticos equivocados e que coloquem em risco os pacientes. Por isso, é muito importante que os prestadores desse serviço disponibilizem em suas salas de recepção essas informações, pois, além da transparência nas informações garantem mais segurança aos pacientes”, destacou.

O PL que segue agora para sanção do governado prevê em caso de descumprimento penalidades, entre elas, notificação de advertência para regularizar a situação no prazo de 15 dias e multa.


Lucimara Cardozo
Assessoria de Imprensa
Ana Paula Lima - Deputada 
SC 02519 JP
(47) 99696 0969
(48) 3221-2680

Voltar