Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/06/2013 - 14h28min

Presidente da Ocesc presta esclarecimentos sobre projetos do cooperativismo

Imprimir Enviar

A criação de uma política estadual do cooperativismo e de um fundo específico para projetos direcionados à educação dos cooperativistas foi foco de debates na reunião da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa realizada na manhã desta quarta-feira (19). O presidente da Ocesc, Marcos Zordan, convidado por indicação do deputado Moacir Sopelsa (PMDB), defendeu a participação exclusiva de representantes de cooperativas filiadas a sua entidade ou à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no conselho que irá gerenciar o fundo. Sopelsa apresentou à Comissão de Finanças emenda nessa direção, suprimindo mudança aprovada anteriormente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que reserva espaço à entidade não filiada à Ocesc, representativas da agricultura familiar.

Zordan explicou que o projeto sobre a política estadual para o cooperativismo vem sendo discutido com o Executivo há oito anos. Segundo ele, a posição da Ocesc atende requisitos da lei federal nº 5764, que obriga o registro de cooperativas em juntas comerciais e na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), ou nas organizações estaduais a ela filiadas. “Não excluímos qualquer cooperativa, tanto é que 85% das cooperativas filiadas à Ocesc são da agricultura familiar”, justificou.

Sopelsa reforçou a posição, explicando que “associados da Ocesc têm a fiscalização e, na eventualidade de algum problema administrativo, se vierem a sucumbir, tem o apoio e o aporte da entidade”.  Zordan disse que, em 2012, a organização investiu R$ 13 milhões na educação de associados, beneficiando 20 mil alunos do ensino básico e 2,6 mil universitários. “O que pretendemos com essas leis é o aprimoramento do cooperativismo. Com o fundo, pretendemos o estímulo à educação”.

A emenda de Sopelsa e o parecer do relator do projeto que cria a política do cooperativismo, Neodi Saretta (PT), receberam pedido de vistas coletivas para os demais deputados da Comissão de Finanças, até a próxima semana. A matéria ainda segue para a Comissão de Agricultura, presidida pelo próprio Sopelsa, antes de ser votada em plenário.

Evory Pedro Schmitt (48) 3221.2883
Assessoria da Bancada do PMDB

Voltar